Nas provas reais e nas provas virtuais
Breve resumo da semana leonina que passou.
1
No Sporting das competições reais:
- No andebol, a nível de competições internacionais, o Sporting acaba de derrotar o Dínamo de Bucareste, por 27-25, na Roménia. Iniciando da melhor maneira a campanha na Liga Europa da temporada em curso.
- Também no andebol, vitória clara por 30-21 no jogo Sporting-Boa Hora: somamos sete triunfos nas primeiras sete jornadas do campeonato nacional. Destaque para o melhor marcador da nossa equipa neste desafio: Francisco Tavares, oriundo da formação leonina, com oito golos.
- No futsal, vitória importante na deslocação a Braga: derrotámos a equipa minhota por 2-1, com uma exibição superior ao resultado. Cumprida a quarta jornada do campeonato. Continuamos invictos nesta competição.
- No basquetebol, segunda vitória na segunda jornada do campeonato nacional: derrotámos sem margem para discussão o Maia Basket por 96-66.
- No hóquei em patins, goleada leonina: derrotámos o Famalicense por 10-2. Cumprida a quarta jornada do campeonato nacional desta modalidade.
- No futebol feminino, as Leoas derrotaram o Estoril por 3-1, somando a quarta vitória consecutiva à quarta jornada do respectivo campeonato.
- Na Liga Revelação, correspondente ao campeonato sub-23 de futebol masculino, derrotámos 3-1 o Portimonense na deslocação ao Algarve.
- No futebol profissional, empatámos 2-2 em Alvalade frente ao FC Porto, campeão nacional. Num estádio sem público - onde, portanto, o chamado "factor casa" não fez a diferença - e com uma escandalosa actuação da arbitragem, com o VAR a mandar reverter duas decisões do árbitro (penálti favorável ao Sporting e expulsão de um defesa portista) em grosseira violação do protocolo que o rege.
- No voleibol, registo negativo neste fim de semana pródigo em competições desportivas: perdemos 1-3 no Pavilhão João Rocha contra o SLB, cumprindo a quarta jornada do campeonato.
2
No Sporting das competições virtuais:
- Fernando Tavares Pereira, candidato derrotado nas eleições para a presidência do Sporting realizadas em Setembro de 2018, adverte em artigo de opinião publicado no blogue Leonino: «Em virtude de os resultados serem negativos, em meu entender, esta direcção não estará em condições para continuar este projecto, pois, como já se viu nas duas épocas anteriores, qual foi a sua desorganização negativa, desportiva e financeira.» Aproveita para deixar um solene aviso, utilizando o plural indeterminado como figura de estilo e parecendo não ter percebido que a campanha eleitoral terminou há 25 meses: «Iremos reunir brevemente alguns elementos da lista G para se fazer uma reflexão actual do nosso Sporting CP, onde iremos debater situações futuras para o nosso clube.» Sublinhando, logo no título, que ambiciona a «devolução do Sporting a todos os sócios».
- Pela segunda semana consecutiva, Augusto Inácio volta a assumir protagonismo mediático, entre rasgados elogios ao antigo presidente Bruno de Carvalho. «Ele deu muito ao Sporting. Tenho a certeza de que mais ninguém no mundo fazia um trabalho tão bom como eu e o Bruno de Carvalho fizemos no Sporting naqueles anos», disse o antigo director do futebol do Sporting, que cessou estas funções em Junho de 2015, logo após a contratação de Jorge Jesus como treinador. Em entrevista a um programa no YouTube, Inácio reitera a possibilidade de se candidatar à presidência do Sporting. E garante: «Se avançar com uma candidatura será para levar até ao fim.»