Milhões
Admito que mais cedo ou mais tarde, o Sporting terá que pagar à Doyen. Por muito perversos que os fundos sejam (nunca é de mais recordar que são proibidos na terra do melhor campeonato do mundo), o Sporting terá que ser cumpridor. Mas confesso acreditar que, economicamente, a época começará bem. Teremos a receber cerca de 12 milhões de euros pela entrada na Champions League. E iremos fazer bons negócios neste verão. Acredito que Patrício, Adrien ou Ruiz se mantenham mas creio que o destino de William, João Mário e Slimani seja a saída, a troco de muitos milhões.
Cansado e lesionado, William tardou a encontrar o seu ritmo. Arrisco-me a dizer que só agora, no fim do campeonato é que começa a estar ao seu nível. Ao Sporting teria dado jeito que Sir William tivesse aparecido mais cedo mas ainda é bem-vindo. A questão é que depois do brilharete no Euro sub-21, pode fazer o mesmo em França e tornar-se ainda mais apetecível. Pessoalmente penso que ficava bem no meio-campo do Real Madrid formando um triângulo com Kroos e Modric mas Arsenal, Manchester United ou Liverpool também ganhariam com a presença do médio. Não sei se receberemos os 45 milhões mas uma verba entre os 30 e os 35 milhões seria um belo negócio.
João Mário é um tipo discreto mas é provavelmente o melhor jogador português a jogar na nossa liga. É eficaz a 6, a 8, a falso extremo e principalmente como 10. Com margem de progressão pode jogar em qualquer equipa. Vejo-o a assentar como uma luva no Atlético de Simeone e não me admiraria que fosse pautar o perdido meio-campo do United. Vale entre 30 e 35 milhões e depois do Euro 2016 que acredito que não lhe faltarão pretendentes.
Por fim, Slimani. Um avançado que marca 30 golos tem sempre mercado. O argelino evolui muito com Jesus e está no ponto para dar o salto. Com algumas limitações técnicas não irá para o Barcelona ou Real Madrid mas será perfeito para ligas mais físicas como a alemã ou a inglesa. O Leicester, que deve perder Vardy, será o principal interessado no concurso do camisola 9. Custou 300 mil euros e com os cofres de todos os clubes ingleses bem cheios, pode render…cerca de 30 milhões.
A estes negócios previsíveis, juntam-se Naldo, Ewerton, Aquilani ou Barcos que podem render uns trocos. O saldo parece-me positivo. Nada devemos temer.