Matheus sai ou não sai?
O Sporting inicia hoje a pré-temporada do futebol. Ainda com indefinições no plantel.
Temos alguns reforços já contratados (o holandês St. Juste no eixo da defesa, o japonês Morita no meio-campo, o jovem ganês Fatawu como ala direito).
Mas falta saber algo determinante: Matheus Nunes fica ou sai?
A resposta a esta pergunta é fundamental para fazermos uma primeira avaliação do plantel nesta nova temporada. Porque se a baixa de Palhinha - vai sair para o Fulham, ao que parece por 20 milhões de euros mais 2 milhões por objectivos - pode ser colmatada por Ugarte, já o jovem luso-brasileiro não parece tão fácil de substituir.
Os números comprovam. Matheus Nunes - que se estreou há oito meses como internacional A por Portugal - participou em 33 das 34 jornadas da Liga 2021/2022, marcando três golos e protagonizando duas assistências.
A sua influência no Sporting ficou bem evidente com a eleição de que acaba de ser alvo: foi escolhido para integrar o onze ideal da temporada finda pelo conjunto dos treinadores e dos capitães das equipas da Liga 1. Emparceirando com Porro e Matheus Reis, que também figuram nesta lista.
A 3 de Janeiro, escrevi aqui sobre ele: «Médio versátil, que tanto pode jogar a 6 como a 8 e até já actuou como lateral e extremo, Matheus tem características que a massa adepta aprecia: domina bem a bola, sabe transportá-la com qualidade e critério. Além disso, na hora do remate não sofre de complexos perante a baliza: só quer metê-la lá dentro.»
Fala-se com insistência que poderá sair para o Wolverhampton, por 40 milhões de euros - bastante abaixo da cláusula de rescisão, fixada em 60 milhões.
Como encaram este cenário? Será uma proposta irrecusável? Haverá já um eventual sucessor de Matheus no plantel leonino?