Krassimir Balakov
Balakov foi um grande ídolo futebolístico da minha juventude. Quando comecei a ver futebol eram poucos os jogos que eram transmitidos pela televisão e, na altura, não era hábito ir a Alvalade mas antes ao Estádio da Medideira ver o grande Amora! Por isso foram poucas as vezes que tive oportunidade de ver ao vivo o grande jogador búlgaro embora tenha estado (entre milhares de sportinguistas que encheram todo o estádio) na sua despedida com a camisola do rampante na final da Taça de Portugal que o Sporting venceu ao Marítimo na época de 1994/1995.
Krassimir Balakov foi um dos grandes talentos que passaram por Portugal. A sua classe era enorme e o talento impressionante. Todos os que o viram jogar recordam, certamente, a sua destreza técnica e a facilidade com que marcava livres directos mas também a qualidade com que chutava à baliza.
O Sporting publicou no Youtube e na página do Facebook, esta semana, um vídeo com uma colectânea de 40 golos de Balakov na sua passagem pelo clube. Quase todos são de execução técnica muito acima da média e uma parte muito significativa dos mesmos poderia figurar entre as nossas escolhas dos melhores golos do Sporting. Fica, abaixo, o vídeo para recordar a arte do grande Balakov.