KISS - Keep it Simple, Stupid !
Com origem num engenheiro da indústria de defesa americana dos anos 60, este princípio diz que a grande maioria dos sistemas trabalham melhor se forem simples e não sofisticados e portanto que a simplicidade deveria ser um princípio base do seu desenho e toda a complexidade desnecessária evitada.
Isto para dizer o quê? Depois do brilhante génio de Jorge Jesus, e das suas complicadérrimas fórmulas técnico/tácticas, muito para lá da compreensão de muitos dos jogadores que lhe passaram pelas mãos, que muito custaram e pouco produziram, e do duplo pivot do Peseiro, temos agora um holandês que parece adepto daquele princípio, a táctica é 4-3-3, o modelo é jogar rápido a 1-2 toques e centrar para o Bas Dost. E assim, primeiro jogo, primeira goleada. E quando abriu a boca, antes e depois do jogo, o que se ouviu foram também conceitos claros e simples.
Olhando para trás, os nossos treinadores campeões das dobradinhas, M.Lino, Allison e Boloni também não eram nada de complicar. Muito antes pelo contrário.
Será isso suficiente para o que aí vem ? Claro que não. Mas já deu para deixar de lado as minhas reticências curriculares sobre o Marcel Keizer, e ficar ansioso para ver o que se segue...
PS: Entretanto e como é o meu primeiro post aqui, quero agradecer ao Pedro Correia a oportunidade que me deu de integrar o grupo que me fui habituando a ouvir e respeitar, comentando, apoiando ou criticando sob o pseudónimo de SportingSempre, aproveitando também a oportunidade de reafirmar que sou sócio do Sporting há muito, adepto de bancada ainda há mais, leio os jornais e vejo os programas de TV que me apetece e não penso pintar o meu carro (prateado) de verde.
Saudações Leoninas,
Luis Lisboa
Sporting Sempre !!!