Incentivo ao ódio, segundo a cartilha
Passo a destacar alguns excertos da cartilha distribuída pelo Benfica aos seus comentadores televisivos.
Ressalvo que a correcção dos erros ortográficos e os sublinhados a negro são da minha inteira responsabilidade.
- «Nunca houve no futebol português um presidente tão demagogo, populista e mentiroso como o actual presidente do Sporting.»
- «É este perfil de "palhaço" que os Media procuram para alimentar polémicas e audiências.»
- «Não podemos continuar a alimentar esse MONSTRO, nem tão pouco continuar a dar importância a um indivíduo de tão baixo nível.»
- «Como os programas vão continuar a alimentar-se com este louco chamado BdC, temos que deixar claro que não temos nenhuma vontade em comentar os actos e as palavras do actual presidente do Sporting.»
- «Num país mais rigoroso da Europa, logo ao primeiro dislate, um desaforo, uma ofensa, a Federação chamaria o BdC, faria uma repreensão e um sério aviso que em caso de reincidência seria IRRADIADO, por infracção grave das Normas e Regulamentos, bem como a todas as regras da Ética Desportiva.»
- «O BdC anda a DENEGRIR e ENLAMEAR toda a gente no futebol português há 4 anos. O BdC tem que ser severamente punido e se persistir deve ser BANIDO do futebol. Em democracia, depois do 25 de Abril, é assim que deve acontecer.»
- «Veja-se a MALDADE e a DESONESTIDADE de BdC e dos Comentadores Sportinguistas.»
- «Como é que um demagogo, populista, mentiroso e vendedor de ilusões nunca concretizadas (...) consegue ganhar as eleições com aquela votação... 85%?»
- «Assim vai governando a sua vida pessoal, um indivíduo que mente e ilude os sportinguistas, sem ganhar praticamente nada.»
- «Temos que usar da nossa sagacidade (...) para que fique completamente claro que estamos diante de uma FRAUDE... uma grande MENTIRA.»
- «Já não há muita gente a espantar-se com as delinquências de Pinto da Costa e de Bruno de Carvalho.»
- «Tudo é mentira em BdC e no Sporting.»
- «É um indivíduo que confunde liberdade de expressão e opinião com abuso de linguagem, com o direito de ofender a reputação e o bom nome das pessoas.»
- «Não percamos muito tempo com o Sporting nem com BdC.»
Perante este chorrilho de insultos e de proclamações ao ódio sectário, aguardamos que seja exercida a competente acção disciplinar e punitiva, tanto pela Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional como pelo Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol. Até porque a violência verbal é também uma forma de violência no desporto. E os verdadeiros desportistas portugueses condenam, sem excepções nem ambiguidades de qualquer espécie, todas as formas de violência.