Hoje giro eu - PJ investiga título do Benfica em 15/16
Segundo notícia da RTP, a Polícia Judiciária está a proceder a uma investigação que incide sobre 5 jogos do Benfica na época 2015/16. A Estação informa que as atenções estão viradas primordialmente para o encontro Rio Ave-Benfica, envolvendo empresários alegadamente ligados ao Benfica e alegado aliciamento em dinheiro a jogadores da equipa vilacondense para viciação de resultado. A noticia dá ainda conta de que os telemóveis apreendidos, aquando do Rio Ave-Feirense, aos futebolistas Cássio e Marcelo, continham índicios fortes de alegado aliciamento.
Neste estado de coisas, e dado o óbvio prejuízo de imagem para o Benfica e para os jogadores em questão, cumpre-me dizer o seguinte: é uma vergonha que num Estado de Direito, tenhamos conhecimento destes factos pela Comunicação Social quando o processo ainda nem sequer está em instrução. Os orgãos judiciários devem apurar cabalmente os factos, identificar os responsáveis (corruptores e corrompidos, se os houver) e, depois sim, deduzir acusação e permitir aos (presumivelmente então assim constituidos) arguidos apresentar a sua defesa. Estes, até vêr, têm de merecer a presunção de inocência.
Não deixa, no entanto, de ser ensurcedora a catarse de situações anómalas que parecem envolver o clube da Luz, envolvendo um conjunto de agentes desportivos, que vão de empresários a delegados da Liga e antigos membros de orgãos federativos. O povo, na sua infinita sabedoria, costuma dizer que não há fumo sem fogo, Francisco J Marques dizia, tempos atrás, que "o melhor ainda está para vir". O que se está a passar no futebol português?