Hoje giro eu - JJ a passar ao lado da carreira do 57
Jacinto Muondo Dala, Gelson Dala no mundo do futebol, é um jovem angolano proveniente do 1º de Agosto, onde se sagrou campeão nacional e melhor marcador do Girabola.
Tendo-se estreado pela equipa secundária dos Leões em Janeiro de 2017, Dala surpreendeu pela positiva ao marcar 13 golos em 17 jogos incompletos (1340 minutos), o que dá uma média de 1 golo a cada 103 minutos (dados TransferMarket).
Não é normal um jovem de 20 anos, proveniente de Angola, chegar a um país para si desconhecido, adquirir novos hábitos alimentares, enfrentar um clima diferente, deparar-se com uma intensidade de jogo muito superior à que estava habituado, defrontar-se com jogadores muito experientes e de boa capacidade técnica e, apesar disso tudo, integrar-se de forma rápida social e profissionalmente e conseguir ter um sucesso imediato.
Hoje Gelson Dala apontou 3 dos 4 golos com que o Sporting B bateu o líder da Ledman Pro, o Santa Clara (4-3). Já é altura de Jorge Jesus olhar para os números deste miúdo - ninguém em Portugal marca tanto em tão curto espaço de tempo - e dar-lhe uma oportunidade. Quem vence tantas condicionantes, num meio envolvente pouco favorável, merece-a certamente. Está aqui um diamante e quando subsistem dúvidas sobre a utilização de Doumbia para o jogo de amanhã e fica a sensação de que poderemos ir a jogo sem alternativa a Bas Dost, é impossível não pensar que, afinal, ela estava aqui em casa, à nossa vista, era o camisola 57.