Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

És a nossa Fé!

Hoje giro eu - Duelo até de madrugada

Dada a hora tardia a que se inicia (21h30), o Clássico da próxima quarta-feira não deverá terminar antes das 23h30, após os tradicionais descontos de tempo de ambas as partes e os habituais atrasos no regresso das equipas ao campo, pós-intervalo. Se a isto somarmos a "Flash-Interview", as Conferências de Imprensa e o escoamento dos adeptos, o Estádio da Luz não fechará as suas portas antes da meia-noite e as notícias provenientes da Luz ecoarão pela madrugada adentro.

Frente-a-frente vão estar duas equipas a atravessar momentos de forma distintos. Ao contrário do que muitas vezes é afirmado nos jornais, trata-se de um mito urbano a ideia de que a equipa que está melhor não é necessariamente a favorita neste derby específico. De facto, a história diz-nos que habitualmente ganha o mais forte, embora haja excepções. Entre as mais famosas, sem dúvida que emerge a frustração causada ao nosso rival, em sua própria casa, na penúltima jornada da época 1985/86, jogo que, ao vencermos por 2-1 (golos de Manuel Fernandes e Morato), permitiu ao FC Porto ultrapassar o Benfica e sagrar-se campeão. Em sentido contrário, o golo de Sabry em Alvalade, na época 1999/2000, veio adiar por uma semana os festejos da interrupção de um jejum de 18 anos. 

Tendo presente que uma equipa é muito mais do que a soma da valia dos seus jogadores, ainda assim esboçaremos de seguida um frente-a-frente, jogador a jogador, por posição no terreno, para esse efeito dispondo ambas as equipas num sistema táctico 4-3-3, de forma a tentar percepcionar quem está mais forte neste momento:

 

Rui Patrício vs Bruno Varela: depois de um início titubiante, quiçá vítima de uma aposta feita de avanços e recuos por parte do seu treinador, Bruno Varela parece ter agarrado o lugar na baliza, adiando a imposição de um jovem prematuramente, e sem qualquer sentido, endeusado pela imprensa (Svilar). Apesar do acréscimo de confiança nas suas possibilidades, Varela está bastante atrás de Patrício. Este é hoje o incontestado guardião das redes nacionais. Rui é um guarda-redes maduro e que tem vindo a evoluir, tanto na saída aos cruzamentos como a jogar com os pés. Entre os postes e na "mancha" a adversários que lhe aparecem isolados está um "monstro".

Tendência: 1X2

Cristiano Piccini vs André Almeida: o benfiquista tem mais experiência de jogar derbies. Apesar de contribuir pouco, do ponto-de-vista atacante, num jogo deste tipo o seu desempenho defensivo pode ser importante para a equipa. Do outro lado temos o italiano. Piccini tem vindo a evoluir bastante mais do que os adeptos esperariam depois de o ver jogar na pré-época. É uma das sensações do momento, no entanto, dada a sua falta de experiência a este nível, aqui vou apostar no equilíbrio de forças.

Tendência: 1X2

Sebastián Coates vs Ruben Dias: o jovem benfiquista é uma das surpresas desta época. Não tem garantida a sua titularidade nesta partida (Lisandro pode ser opção), mas é crível que Rui Vitória venha a apostar nele. Embora promissor, Ruben perde para o uruguaio em quase tudo. Num derby deste tipo e com a pressão que paira no ar, este jogo será um teste de fogo para o português. Aposto em Coates, o qual tem a seu favor maior experiência e outra autoridade, tanto na defesa como nas bolas paradas ofensivas.

Tendência: 1X2

Jérémy Mathieu vs Jardel: ambos muito experientes, a balança pende para o francês, dada a sua superior qualidade técnica, classe e preponderância na bola parada. Excelente marcador de livres directos e com presença importante nos pontapés-de-canto, Mathieu suplanta Jardel, embora o benfiquista também seja perigoso na conclusão de bolas paradas ofensivas.

Tendência: 1X2

Fábio Coentrão vs Grimaldo: dois jogadores muito atreitos a lesões. Fábio tem vindo a melhorar bastante do ponto de vista físico e isso nota-se na sua maior incorporação nos movimentos ofensivos da sua equipa. Grimaldo, no seu melhor, é um jogador perigosíssimo, com excelente qualidade no cruzamento. Difícil escolha.

Tendência: 1X

William Carvalho vs Fejsa: o sérvio, tal como Danilo, é o jogador ideal para a posição "6" de um grande. Um "bicho", Fejsa garante o equilíbrio necessário à estabilidade do meio-campo encarnado. William é um jogador superior do ponto de vista técnico, com melhor passe entrelinhas e à distância. No entanto, num jogo com estas características, o roubo de bola sistemático tendencialmente catapulta uma equipa, pelo que dou favoritismo ao benfiquista, visto que William ainda não regressou, do ponto de vista defensivo, ao nível que nos habituou com Leonardo Jardim.

Tendência: 1X2

Rodrigo Battaglia vs Pizzi: o argentino é um dos jogadores que mais me têm entusiasmado esta época. Julgo até que ainda pode elevar o seu patamar de jogo, ele que me parece ser ainda vítima de alguma indefinição no seu posicionamento por parte de JJ, alternando jogar atrás, ao lado ou à frente de William, não estabilizando ainda a sua posição natural. Pizzi foi elemento essencial nas conquistas dos campeonatos de 15/16 e de 16/17 (casos à parte) pelo Benfica. Esta época parece estar abaixo do seu potencial, mas ainda assim, pela sua maior experiência de derbies e pela sua maior influência no jogo, aposto nele.

Tendência: 1X

Bruno Fernandes vs Krovinovic: o croata era um dos homens pretendidos por Jorge Jesus para o Sporting, numa corrida pela aquisição do antigo médio vilacondense perdida para o Benfica. Vai de aí, saiu a sorte grande e a terminação ao treinador leonino, porque a subsequente contratação de Bruno Fernandes adicionou, claramente, categoria ao futebol da equipa. Bruno é, como o demonstram as estatísticas, o jogador mais influente do Sporting e, embora o benfiquista seja um bom jogador e com bastante futuro, a balança pende para o jogador leonino.

Tendência: 1X2

Gelson Martins vs Sálvio: o argentino é um jogador muito experiente e que, inclusive, já resolveu alguns derbies, mas Gelson é, hoje por hoje, o jogador que mais desequilíbrios causa no futebol português. Contra si, tem o facto de ainda não ter realizado o derby da sua vida, ao contrário de Sálvio. Neste caso, fico-me pelo empate.

Tendência: 1X2

Bas Dost vs Jonas: um duelo de titãs. Se por um lado, quando olhamos para o holandês, associamos Dost a golo, por outro, o que dizer de Jonas? Se as equipas adoptassem o 4-4-2, escolheria sempre o brasileiro para a posição de "mezzapunta", nesta conformidade entendo que Jonas sai prejudicado por jogar sozinho na frente. Ambos não têm sido decisivos nos grandes jogos pelo que me fico pelo empate técnico.

Tendência: 1X2

Marcus Acuña vs Cervi: o benfiquista é um jogador mais desequilibrador e que ajuda bem a defesa. No derby do ano passado, e depois da desastrada opção de Vitória por Danilo, foi com a sua entrada em campo que o Benfica conseguiu esconder a bola e assim aliviar a intensa pressão ofensiva do Sporting. Do outro lado, temos o "touro", o "muro", o atlético Acuña, um jogador com grande compromisso defensivo, melhor a explorar o espaço interior do que Cervi, e com grande capacidade de cruzamento. Num jogo que se prevê de grande intensidade, fico-me com Acuña.

Tendência: 1X2

 

Em suma, teremos um derby equilibrado. Supremacia do Sporting na defesa e equilíbrio daí para a frente. Como os jogos habitualmente se começam a ganhar na defesa, entendo que o Sporting parte em vantagem para a Luz, pelo que a derrota leonina será, à partida, o resultado menos previsível. No entanto, os números dizem-nos que nos 21 confrontos deste milénio disputados da Luz (para campeonato, Taça e Taça da Liga), o Sporting apenas venceu 5, empatando por 6 vezes. E os nossos comentadores, o que pensam disto?

 

P.S. A minha previsão ao estilo "Tudo ao molho e FÉ em Deus":

 

Haverá um défice de comunicação (e de concentração, no sentido físico e não mental do termo) no meio-campo encarnado, eventualmente sentindo o peso da ausência do outrora bem-amado ex-jogador do Damaiense, Pedro Guerra. Ao testemunhar o estado da sua equipa, na Tribuna de Honra, Luis Filipe Vieira vociferará contra Rui Vitória, pedindo a Paulo Gonçalves que lhe baixe a "nota" que recebe no final do mês. Sem o Espírito Santo, com Jesus do outro lado da 2ª Circular e o "arcanjo" Gabriel ausente no Dubai a patrocinar prémios para a melhor Academia do mundo, faltará quem traga a boa-nova ao futebol benfiquista. Em consequência, obviamente ganhará o Sporting!!!

rivalidade.jpg

 

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 01.01.2018

    A talho de foice também recordo a temporada de 73/74, de Yazalde, em que mesmo perdendo os dois jogos contra o Benfica, o Sporting sagrou-se campeão .
  • Sem imagem de perfil

    Leão de Queluz 01.01.2018

    Já foi dito neste blog, várias vezes, os campeonatos perdem.se com as equipas dito pequenas, caso dos empates com o Moreirense e Braga.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 01.01.2018

    SC BRAGA, equipa pequena...
    Essa dá vontade de rir kkkk
    Realidades alternativas, acorda leão de que...luz
  • Sem imagem de perfil

    Leão de Queluz 01.01.2018

    Anonimo das 19.06
    O Braga, encarnados do Minho, é a maior das pequenas.
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    { Blog fundado em 2012. }

    Siga o blog por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

     

    Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2018
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2017
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2016
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2015
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2014
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2013
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2012
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2011
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D