Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

És a nossa Fé!

Hoje giro eu - Bruno de Carvalho convida sócios

O Sporting acabou de emitir um comunicado onde o presidente Bruno de Carvalho convida para duas sessões de esclarecimento distintas, no âmbito da AG do próximo dia 17, os sócios que fazem parte da lista por si publicada no Facebook (primeira sessão, dia 11) e jornalistas e comentadores (segunda sessão, dia 12).

Julgo que se trata de uma jogada política habilidosa, no sentido em que encurrala os sócios "convocados": se não comparecerem, darão azo ao surgimento de uma narrativa no sentido de que a sua posição contra as alterações era meramente táctica, visando apenas o desgaste do presidente, pois no fundo não quiseram ser esclarecidos; por outro lado, comparecendo, ficam com o ônus de uma eventual votação contra as alterações em AG, enquanto Bruno de Carvalho, qual Alexandre Magno, vincará a sua magnanimidade, humildade democrática e vontade de encontrar uma solução.

No entanto, desenganemo-nos: aquilo que foi, do meu ponto-de-vista, uma jogada táctica brilhante, acaba por ser um erro estratégico. Uma vez mais, o presidente elege uma minoria não representativa de uma percentagem significativa de votos, ignorando a sua vasta falange de apoio, aquela que sempre esteve com ele e a quem deve a(s) vitória(s) eleitoral(ais), a qual contém franjas de sócios que olham com muita tristeza para os acontecimentos desta última semana e onde residem dúvidas sobre a bondade das propostas 1 e 2 e, mais importante ainda, vêem ainda com manifesta incredulidade e estupefacção a intenção de Bruno de Carvalho em condicionar a sua continuidade ao leme do clube da aprovação com 75% dos votos das referidas propostas. Isto para não falar dos sócios que verão neste convite - embora erradamente, do meu ponto-de-vista, face ao seu propósito - uma diferenciação entre associados do clube.

bruno carvalho.jpg

 

15 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 10.02.2018

    De acordo consigo.

    Nesta matéria específica (e dado o timing da AG) era bom para todos, e até para que serenassem os ânimos, se compreendessem as propostas e se diluísse o ruído de alguma oposição, QUE O PRESIDENTE, SERENAMENTE, SE DISPUSESSE A RESPONDER AOS SÓCIOS (perguntas enviadas pelos sócios por email, suponhamos e resposta do presidente na SportingTV, por exemplo)
  • Sem imagem de perfil

    Implacável 10.02.2018

    Mas afinal qual é a pressa?! Porquê agora? O reforço da equipa de futebol dependia da aprovação do regulamento disciplinar e extinção do Conselho Leonino?
    Não dava para discutir essa merdinha (que não tem outro nome) no mês de Junho?!
  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 10.02.2018

    Sempre defendi neste espaço que deveria ser em Julho. Até poderia ter sido promovida como uma modernização do clube no âmbito do seu 112º aniversário,. Não sei o que levou a esta pressa. Mas enfim, nós aqui comentamos com os dados que dispomos. E, como sempre nestas situações, no desporto, como na economia (bem mais esotérica aliás) ou na política, nem sempre temos os dados todos. Quem tem a incumbência de gerir é que tem ou procura ter todos esses dados na sua posse...
  • Sem imagem de perfil

    Elitista 10.02.2018

    Ei realmente nunca tinha visto isto pelo prisma do Implacável, mas de facto faz algum sentido.
    Há muito se antevia mais um fracasso no futebol, por isso liderámos o mercado de inverno em Portugal, e BdC antecipou-se á previsível contestação estando a tentar alcançar uma posição que o coloque a salvo de qualquer imponderável.
    É uma possibilidade.
  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 10.02.2018

    Eu não acredito que um eventual insucesso no futebol pusesse em causa BdC. Com a oposição que temos e a falta de ideias que exibe não me parece possível a 3 anos do fim do mandato que isso acontecesse.
  • Sem imagem de perfil

    Elitista 10.02.2018

    Porque o Pedro Azevedo está a cometer o mesmo erro que BdC.
    Estão a confundir 17 000 eleitores com 160 000 sócios e um universo de 3 000 000 de adeptos. Confundem oposição (com pretensão ao poder) com o país real da Nação Sportinguista na qual, garanto-lhe, uma percentagem bem expressiva afirma "estou farto dos dois (BdC e JJ)".
    Confundem Lisboa, que enche Alvalade, com o resto do país onde o descontentamento se traduz em fracas assistências nos jogos fora.
    Nas campanhas de 99/00 e 01/02 todos os estádios onde actuava o Sporting, enchiam.
    Cuidado que o Sporting é um clube de dimensão nacional e fora da elite alfacinha (afinal o Bruno também a tem e se não é do croquete será do rissol), o actual presidente goza de pouca popularidade - algumas dezenas de presentes nos núcleos representam zero num universo de milhões.
    Não são 17 000 votantes ou 160 000 sócios que conferem grandeza ao Sporting. A malta de Lisboa comete frequentemente o erro de descurar essa, tremendamente importante, realidade e BdC está a ir na onda.

  • Sem imagem de perfil

    Bosko 10.02.2018

    Tenho uma ideia diferente, vivo muito longe de Lisboa, convivo com muitos Sportinguistas e os jogos aqui no Norte, apesar do abuso nos preços, costumam ter uma adesão massiva dos Sportinguista. O que a maior parte dos adeptos quer, como é óbvio, são vitorias, pouco lhes interessa a politiquice (estando tão longe raramente assistem às AG) de estatutos, conselho leonino e quejandos, para eles, tudo se resume um conflito de interesse entre notáveis ("betinhos" como muitos dizem) que residem nas imediações de Alvalade e ou Alcochete. Por isso o apoio a BdC é esmagador, pelo menos, enquanto os resultados não forem uma completa desilusão.
    Atrevo-me a dizer, nesta altura, se a AG fosse realizada no norte do pais, não seriam 75%, mas teria um apoio bem próximo dos 100% em todos os pontos da Assembleia. E os resultados desportivos no futebol até não são muito famosos, mas as modalidades (quem as relançou) que muitos esquecem tem uma importância significativa na avaliação que se faz. E a SportingTv é também um projecto que nos aproximou e que não será fácil esquecer o responsável. E o pavilhão .... e e e , é isto que a malta no norte valoriza, os arrufos dos notáveis e o desejo de exposição mediática, passam praticamente ao lado, são danos colaterais que se ouve ou lê e no dia/semana seguinte já ninguém se lembra e BdC já deveria ter percebido isto....
  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 10.02.2018

    Também vou mais por aí, Bosko.
  • Sem imagem de perfil

    Elitista 10.02.2018

    Bosko, eu estava para lhe perguntar se o seu verdadeiro nome é Saraiva.
    É por demais evidente a sua devoção a BdC em tudo o que é comentário seu. Olhe que o homem também tem defeitos e Jesus é o outro.
    Pois eu lhe garanto que as pessoas com quem tenho falado, estão fartos da dupla esbanjadora/perdedora.
    Se a malta no resto do país não vai às AG, também não vais às quadras. Embora lhes dêem muita importância, não são as façanhas alcançadas pelas modalidades que se discutem nos trabalhos e escolas, á segunda Feira, mas o futebol sénior.
    Os inúmeros Sportinguistas com quem tenho privado, longe da capital, estão muito descontentes com o que interessa (o futebol), descrentes num projecto assente num treinador perdedor pago a peso de ouro, e sem paciência para com aquele que o contratou.
    Em muito maus lençóis estará BdC se não acontecer o altamente improvável milagre do sucesso no futebol esta temporada.
  • Sem imagem de perfil

    Bosko 11.02.2018

    Deixando passar em claro a provocação inicial, que nada contribui para a discussão, começo por esclarecer, eu pecador me confesso, sou apoiante, devoto se preferir, da excelente obra que BdC realizou até ao momento.
    Tentando ser sucinto na resposta, sou critico daquilo que merece ser criticado, critico a forma e o estilo, mas atribuo a importância que realmente merece. Já são inúmeras as "crises" que por mim foram criticadas e que o tempo mas sobretudo a obra, tende a desvanecer e cicatrizar.
    A crise actual, desnecessária como habitual e provocada uma vez mais, pela forma e estilo do presidente, tem características especiais, pois pode colocar o clube a viver um clima pré-eleitoral, numa altura que estamos bem vivos em todas as competições e modalidades.
    Já deixei expresso noutro postal o meu sentido de voto (caso possa ir à AG, pois é muito dispendioso), votarei convictamente a aprovação das alterações aos estatutos e do RDC, pois não contém, na minha opinião, alterações graves e significativas e com muita magoa e repulsa pois era completamente desnecessário, votarei favoravelmente pela continuidade dos OS.
    Mas voltando à vaca fria, a malta do resto do pais talvez não vá às quadras mas ainda sabe sintonizar as televisões, sobretudo a SPORTINGTV e assiste com prazer e devoção às vitorias nas modalidades.
    Trabalho com vários Sportinguistas e no meio de milhares de Sportinguistas assisti nesta e noutras épocas, ao jogos em Guimarães, Moreira, Vila das Aves, Bessa, Vila Conde, Paços e posso garantir que os adeptos não são aquilo que pensa, sabem muito bem de quem é a responsabilidade da transformação do clube desacreditado, vencido, descrente num clube ambicioso, lutador e sobretudo inconformado. Por favor não menorize a capacidade de julgar dos sócios e dos adeptos. Esse, é mais um dos erros e motivo das minhas criticas a BdC.
    Sim, é verdade que nos trabalhos, nas escolas se discute a ausência do Bas Dost e a qualidade do Gelson, mas não é menos verdade, que nos cafés a malta pega no jornal para ler a cronica do jogo, as avaliações dos jogadores e dos árbitros, passa pelas declarações dos treinadores e avança uma quantidade de paginas para verificar os resultados das modalidades e verifica com orgulho a posição na tabela classificativa.
    A malta passa pelas cronicas, por exemplo do Rui Barreiros e não a lê, alias, muito poucos devem saber que o cronista é sócio do Sporting, assim como, a maior parte da malta nem sequer sabia da ultima AG, muito menos o que estava em discussão, mas a malta sabe muito bem, distinguir o trabalho do presidente, do trabalho do treinador e sobretudo tem perfeita noção de onde vimos, onde estamos e aonde queremos chegar, não fossem adeptos e sócios do SCP.

    Para finalizar, estou totalmente de acordo com o seu ultimo paragrafo, mas pelas razões erradas, pois não serão os 160.000 que farão a diferença mas sim os 15 ou 20.000 eleitores ou mais grave ainda, 25% dos participantes na próxima AG serão suficientes.

  • Sem imagem de perfil

    Elitista 11.02.2018

    Bom comentário, à Leão.
    Só vou clarificar algo que tem sido exaustivamente repetido e, sobretudo, erradamente. Podemos estar a dar luta mas continuamos perdedores. Daqui a 50 anos não virá nos livros que o Sporting deu luta mas que este ou aquele clube foi campeão.
    É um gravíssimo insulto aos pergaminhos do clube e aos seus fundadores este paleio de perdedor.
    Um Leão não compete para dar luta mas para VENCER! Menos do que isso é fracasso absoluto.
    Bom Domingo e saudações Leoninas.
  • Sem imagem de perfil

    Bosko 11.02.2018

    Caro Elitista, quando não existe extremismos ou preconceitos o dialogo é sempre possível, positivo e construtivo.
    Deixe dar dois pensamentos, que confirmam algum do meu "desalinhamento" relativamente à gestão actual e um deles, de certa forma, vai ao encontro do que refere neste ultimo comentário.

    - Sendo matéria muito sensível e estruturante, em tempo oportuno (já passaram 5 anos), deveria ser colocado na agenda Leonina numa discussão ampla e interna, a possibilidade de existir mais assembleias de voto, distribuídas pelo pais, desta forma a responsabilidade de decisão, actualmente concentrada nos cerca de 20.000 eleitores, a maior parte residente em Lisboa, passaria para números bem superiores a 50.000 e distribuídos por todo o pais. Assim como, ver discutido um principio básico das democracias, uma pessoa, um voto, obviamente implicaria um período de "nojo" mais alargado do que o actual. Em lugar disto, num período totalmente inoportuno, estamos envoltos numa polémica discutindo alterações que pouco ou nada acrescentam.
    - Reconheço a legitimidade da Direcção na definição da estratégia e enquanto os R&C foram positivos não tenho motivos para a contestar, no entanto, era e sou apologista em manter os orçamentos bem adequados às receitas normais de exploração mesmo que isso tenha por consequência um distanciamento maior na luta por títulos, o fracasso absoluto, que refere. O esforço de investimento, numa competição claramente dominada por factores externos, não é garantia de títulos, como foi visível nos 86 pontos conquistados, preferia manter orçamentos adequados, salvaguardando sempre a sustentabilidade e a independência da imprevisibilidade das receitas extraordinárias.

    Retribuo as saudações e votos de bom domingo.
  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 11.02.2018

    Congratulo o Bosko e o Elitista por esta aproximação de pontos-de-vista, bem salutar entre sportinguistas. Não sei se o Bosko alguma vez viu a minha rúbrica "Sustentabilidade" onde analiso as contas do Sporting. Julgo que Bruno de Carvalho (e Carlos Vieira) tem feito uma boa gestão financeira do clube/SAD. No entanto, épocas como a de 16/17 podem pôr em causa a sustentabilidade. O maior mérito desta direcção foi a forma como reagiu ao despautério daquelas contratações falhadas, vendendo de imediato a maior parte dos jogadores, numa política de "cut your losses short". Se tivesse demorado mais tempo, teríamos um maior impacto nos ordenados pagos (custos com pessoal) e realizaríamos menos dinheiro nas transferências desses jogadores. Essa época correu tão mal que só Bas Dost (da mais de dezena de jogadores contratados) é, hoje em dia, titular. A minha leitura é a de que a direcção reagiu aumentando a sua influência no futebol com substituição de Octávio por André Geraldes.
    O Sporting tem vindo a crescer nos proveitos ordinários, mas a nossa dependência das transferências de jogadores (proveitos extraordinários) ainda é real. Na próxima época entra em vigor o novo contrato com a NOS, o que nos aumentará os Proveitos Ordinários, o que permitirá acomodar melhor a subida nos custos com pessoal (anda perto dos 70/75 milhões de euros). Convém pôr um tecto nos custos nestes valores ou, desejavelmente, baixar 10/15% este valor, recorrendo mais à Formação.
    Quanto ao voto de quem está fora de Lisboa, a direcção falou que estava em estudo o voto electrónico. Eu percebo alguma relutância: ainda agora foi falado em AG que teria havido uma "golpada" nas eleições de 2011. Estas situações têm de ser tratadas com esmero, não pode haver dúvidas sobre a credibilidade ou fidedignidade dos resultados eleitorais. SL
  • Sem imagem de perfil

    Bosko 12.02.2018

    Pedro, vi agora mesmo o post que refere e tenho de dar-lhe os meus sinceros parabéns pela avaliação ponderada e correcta que fez. Claramente, que enquanto profissional da área, subscreveria com todo o gosto a sua avaliação.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    { Blogue fundado em 2012. }

    Siga o blog por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

     

    Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2023
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2022
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2021
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2020
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2019
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2018
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2017
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2016
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2015
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2014
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2013
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2012
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D