Guarda-redes avançado
Passei muito tempo à baliza quando jogava à bola. Primeiro fui desterrado para os postes (um deles era um poste de iluminação pública e o outro, marcado por umas pedras no chão, tão virtual quanto a barra) devido à morfologia. Mas depois ganhei jeito, acabando por sentir que estava a trair um desígnio quando outras valências me fizeram subir para lateral direito ou trinco.
Qualquer guarda-redes poderá confirmar que essa é a posição em que mais tempo se tem disponível para ‘ler’ o jogo, analisar o que de bem e de mal as duas equipas vão fazendo. A não ser, claro está, quando o confronto de forças é tão desequilibrado que o estado de alerta é permanente e o objectivo reajustado da inviolabilidade das redes (no meu caso virtuais) até a um resultado o menos desnivelado possível.
O meu voto - e trata-se literalmente de um voto, pois segui durante quase toda a vida o ensinamento de Groucho Marx quanto a pertencer a clubes que me aceitem - neste sábado será entregue a João Benedito. Não só por solidariedade entre defensores da linha de golo, daqueles que não têm medo de arriscar e que avançam no terreno quando é preciso virar o resultado.
Gostaria que João Benedito tivesse mais experiência e conhecimento do futebol profissional. Mas acredito que recuperará depressa desse atraso e que aplicará uma gestão inteligente e estratégica ao desporto-rei, incutindo-lhe o espírito de conquista que existe nas outras modalidades.
Além do seu valor intrínseco, Benedito rodeou-se de uma excelente equipa, com pergaminhos no clube e currículo no dirigismo desportivo. De todos ele só conheço um, há muitos anos, mas tenho a absoluta certeza de que darão o seu melhor para reverterem os actuais problemas do Sporting.
Ignoro se Benedito irá vencer (em número de eleitores e em número de votos), mas estou optimista, pois reconheço na equipa e no projecto de Frederico Varandas grandes qualidades, tal como reconheço a Dias Ferreira. Espero que o próximo presidente saiba reconhecer o valor dos adversários e das suas ideias, a bem do Sporting.