Futurologia
Se eu adivinhase o futuro, amanhã já, escolheria os números do sorteio do Euromilhões. Mas infelizmente não sou adivinho. Por isso quando jogo, só me sai dinheiro da carteira.
E por não ser adivinho, não faço a mínima ideia do que sairá da reunião de amanhã à tarde entre o CD ainda em funções e o PMAG demissionário. Seria avisado que por não saber, não especulasse, mas nisto de querer ganhar a lotaria, o inconsciente é quase sempre mais forte que o lado racional, de modo que eis o que acho ( e desejo, confesso) que vai acontecer:
1- Os membros do CD ainda em funções apresentarão a demissão em bloco;
2- Segundo o determinado nos Estautos, o CD continuará em funções de gestão corrente, nos termos dos mesmos;
3- Será anunciada a data de eleições para os órgãos sociais no prazo previsto nos referidos Estatutos.
O que me leva a arriscar ser "Zandinga", são as últimas movimentações, nomeadamente o regresso de Inácio para "mandar" no futebol e a nomeação de Fernando Correia para porta-voz do presidente, o que indiciará uma preocupação com a preparação da próxima época, mas também a busca de condições para a recandidatura de Bruno de Carvalho.
Não vou tentar adivinhar, já seria ousadia extrema, quem se apresentará a votos enfrentando o actual presidente, mas arrisco, ainda assim, que aparecerá uma única lista que congregará toda a oposição a BdC; Esta será de fácil acerto, uma oposição terá tanto mais êxito, quanto mais se agregar. A divisão de votos pelos putativos candidatos a presidente já aventados, dará mais força a uma quase certa candidatura do actual presidente.
Deixando a adivinhação de lado e avançando para factos (mais ou menos concretos), perfilam-se já quatro putativos candidatos (cinco com a previsível candidatura de BdC) ao cargo de presidente (Ricciardi, Alves, Benedito, Couceiro).
Tem sido dado nota na CS de algumas reuniões entre os três primeiros, o que pode apontar para a lista agregadora que referi atrás, com o apoio insitucional e o peso do dinheiro (não encontro outra forma, sem menosprezo pela pessoa) de Ricciardi, a aura de atleta de eleição de Benedito e Rogério Alves como candidato a presidente. Já escrevi aqui no blog que aprecio o estilo e a frontalidade de Rogério Alves e não são umas reuniões conspirativas (que fazem parte) que me levam a deixar de nutrir por ele o mesmo sentimento. Terá contra o facto de, ao que parece, não querer (ou não poder) exercer o mandato a tempo inteiro e na minha opinião essa será condição essencial para o exercício do cargo. Couceiro enfrentou BdC em 2013 e para além de ter sido um digno adversário, foi essencialmente um honroso vencido. Tem a vantagem de estar no mundo da bola, de conhecer o que poderá encontrar e poderá até fazer uma boa parceria com Inácio, quem sabe?
O que peço encarecidamente, é que estas pessoas, todas, na Sexta-feira, se assumam, para que quem tenha que usar o seu direito de escolha, saiba rapidamente com quem pode contar no boletim de voto, quais os programas e quem compõe as listas. O Sporting agradece.