Faz hoje um ano
O Sporting acumulava derrotas na pré-temporada. Faz hoje um ano, sucedeu mais uma: perdemos em Rio Maior contra o V. Guimarães. Derrota sem espinhas, por 0-3. Curiosamente, um dos golos vitorianos foi apontado por Raphinha, agora reforço leonino.
«Uma partida em que, de algum modo, entrámos em campo já disponíveis para perder. Com um onze titular quase todo alterado em relação ao desafio frente ao Mónaco e novas experiências do treinador, que apostou em dispor a equipa num 3-4-3 mas sem o dotar dos jogadores indicados para o efeito», escrevi eu aqui, criticando algumas insólitas experiências do treinador da equipa, Jorge Jesus.
«Tivemos assim um insólito tridente defensivo formado por Coates, Tobias Figueiredo e Petrovic, ficando o sérvio no centro - posição em que não está minimamente rotinado. À direita, misto de lateral e médio-ala, o esquerdino Bruno César, que andou quase sempre aos papéis. Iuri Medeiros, muito isolado na ponta direita, procurava lançar remendos numa equipa que mostrava ser incapaz de sair em ataque organizado. Do outro lado, um apático Mattheus Oliveira parecia um espectador do jogo. No eixo do ataque, Doumbia mostrava mais vontade do que eficácia. (...) Era mesmo um jogo fadado para não correr bem.»
......................................................................
«Depois de inventar uma defesa, JJ vai ter a tentação de inventar uma linha de ataque. E uma linha de meio-campo, pior ainda caso se confirme a saída de William Carvalho a curto prazo.» Palavras do Francisco Almeida Leite, aqui também publicadas a 27 de Julho de 2018.
......................................................................
«Bruno de Carvalho tem estado a fazer crescer os Proveitos Ordinários e tem mantido o racio custos com pessoal vs proveitos Ordinários dentro de limites ainda aceitáveis, embora a subida recente dos custos com pessoal (48,8M€ em 2015/16 e 48,4M€, apenas em três trimestres de 2016/17) mereça a maior atenção porque um eventual retrocesso no ciclo económico pode inviabilizar vendas de jogadores e comprometer os resultados», concluiu por sua vez o Pedro Azevedo, analisando igualmente aqui as contas da Sporting SAD.