Faz hoje um ano
Paulo Oliveira abandonava o plantel, transferido para Espanha. «Sempre gostei deste atleta que poucas vezes nos deixou ficar mal», anotou aqui o José da Xã, faz hoje um ano. Lembrando também o então exilado Fredy Montero: «Estou claramente convicto que perdemos o campeonato em 2015/2016 por termos transferido aquele ponta-de-lança para a China.»
O meu cepticismo parecia ainda maior, face à porta giratória em que o Sporting se transformara naquela pré-temporada: «Hão-de vir ainda um extremo-esquerdo, um novo defesa central, um lateral direito, um novo médio defensivo e talvez outro avançado. Quase meia equipa, o que torna este estágio na Suíça pouco menos que inútil para criar automatismos e fomentar espírito de grupo. Eis o Sporting neste início do terceiro ano do reinado de Jorge Jesus.»
..............................................................
Em solo helvético, defrontávamos o Basileia, com uma derrota por 2-3.
«Saímos desta pré-temporada suíça com golos sofridos em todos os desafios e uma equipa ainda muito precária», escrevi nesse dia 15 de Julho de 2017. Num texto em que ressalvava apenas os desempenhos de Matheus Pereira, Podence e Bas Dost.
Comentando o mesmo jogo, o recém-chegado Pedro Azevedo observou, com finalização irónica: «Palhinha entortou e viu-se à direita, [André] Geraldes assistiu para golo... do adversário, Pedro Silva e Dala não tiveram tempo, Matheus deixou Jesus com um problema, marcou um golo. O mais certo é não voltar a jogar tão cedo.»
E assim foi.