Faz hoje um ano
Fazíamos contas, com algum nervosismo, aguardando os tropeções dos adversários mais directos do Sporting naquele campeonato: Rio Ave, Estoril e Marítimo. E sucediam coisas muito estranhas: vários de nós torcemos pela vitória benfiquista na Madeira que nos abria algumas perspectivas de atingirmos um lugar de acesso à Liga Europa.
Seguíamos em oitavo, empatados com o Rio Ave. Mas em desvantagem comparativa com o clube de Vila do Conde, que nos derrotara em dois confrontos. Sem dependermos de nós, restava-nos aguardar eventuais tropeções dos nossos principais antagonistas. À nossa frente seguiam Benfica, Porto, Braga, Paços de Ferreira, Estoril e V. Guimarães (este já com presença assegurada nas competições europeias por ser finalista da Taça de Portugal). Logo atrás, Marítimo e Nacional.
Festejava-se ainda, naquele dia 29 de Abril de 2013, o triunfo tangencial em casa contra o Nacional. Um dos mais satisfeitos era o João Távora. E tinha um motivo acrescido para isso: tratou-se do baptismo do seu filho mais novo num jogo ao vivo em Alvalade.
"Destaco a capacidade de reacção da equipa à contrariedade que desde que o árbitro não interfira demasiado vem sendo uma marca dos últimos jogos; e o jovem Bruma que com rapidez e técnica apurada parece confirmar tratar-se de mais uma revelação da academia de Alcochete. Espera-se que com o tempo e maturidade o rendimento deste jovem talento se revele mais constante ao longo do jogo. Assim como da equipa no seu todo, que carece de mais estabilidade emocional. Mas para já o importante é que voltámos a poder sorrir em Alvalade. Eu que o diga, um pai babado."
Palavras que ficaram registadas aqui. Para pai e filho um dia mais tarde recordarem.