Faz hoje um ano
Novo dia de indignação aqui no blogue. Bem justificada pela nota 3,7, correspondente a bom mais, atribuída pelo "observador de árbitros" Luís Ferreira ao apitador escalado para o Benfica-Sporting que fez vista grossa a duas grandes penalidades cometidas pelos encarnados e poupou Maxi Pereira à mais que justificada expulsão.
Uma indignação que ecoava a de todos os adeptos leoninos. E que ficava bem expressa nestas palavras do treinador do Sporting, Jesualdo Ferreira proferidas a 27 de Abril de 2013: "Ninguém duvida do que vou dizer: só uma pessoa achou que foi uma boa arbitragem, o observador."
Escreveu o João Paulo Palha: «Paulo Paraty terá declarado, por outras palavras, que era avisado não nomear J. Capela para nenhum jogo deste fim-de -semana, para, espantemo-nos, proteger o árbitro. Extraordinário! Agora é este indivíduo que precisa de ser protegido e não o futebol que precisa de se defender dele.»
Escreveu o Tiago Cabral: «O Sporting infelizmente está nesta altura a servir de arma de arremesso entre o da fruta do norte e o do sul. É contra este estado do futebol português que temos que levantar a voz.»
Escrevi eu: «Nestas coisas convém não exagerar. Para que o escândalo não se torne demasiado evidente. E o referido "observador" exagerou - ao ponto de tornar legítimo que qualquer um questione se terá mesmo presenciado o jogo ou, em caso afirmativo, se terá assistido ao que se desenrolou no relvado da Luz em estado de meridiana lucidez. Pelo andar da carruagem, começo a interrogar-me se não valerá a pena instituir mecanismos de controlo antidopagem aos "observadores" presentes nos estádios...»
A Direcção do Sporting não ficou de braços cruzados: dirigiu uma reclamação à secção de classificações do Conselho de Arbitragem, o que forçava uma nova avaliação do desempenho de Capela, desta vez com base nas imagens televisivas, a cargo da Comissão de Análise e Recurso.