Vamos a factos: 1. «Tive convites do Vasco da Gama e do Flamengo mas o meu amigo Salazar não me deixou sair. Digo amigo porque inaugurei ao lado dele a Ponte Salazar, que vocês hoje chamam de 25 de abril, não sei porquê.» (Mário Coluna, grande capitão do Benfica e figura emblemática do clube durante década e meia, admitindo expressamente que o ditador mandava no clube, entrevista de Agosto de 2013)
2. «Fui ter com o Salazar oito vezes. O Coluna só me dizia para estar caladinho; eu só queria perguntar ao homem porque não me deixava sair. Acho que ele gostava do país e gostava tanto que não me deixava ir porque pensava que era importante para o país.» (Eusébio, o melhor jogador do SLB de todos os tempos, confirmando que o ditador mandava no clube, interferindo com a política de contratações e dispensas, entrevista de Novembro de 2011)
3. José Ferreira Queimado, presidente do SLB em dois mandatos, integrou a Câmara Corporativa, órgão de cúpula do regime salazarista, no quadriénio 1965-69, precisamente quando exerceu o primeiro mandato na presidência do clube da Luz.
4. O Sporting sagrou-se campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal em 1974, pouco depois do 25 de Abril. Sendo assim o primeiro clube triunfador da democracia, aliás duplamente triunfador.
Caro PC essa cartilha é básica e muito fraca. Com argumentos desse não vai longe. Ora repare:
1. A proibição de saídas de jogadores deveu-se ao regime de quase escravatura a que estavam sujeitos. E não se aplicava só aos do Benfica. A diferença é que os jogadores do Benfica eram melhores e mais conhecidos e o regime queria tirar proveio disso.
2. Sobre os dirigentes não tem qualquer moral para falar quem teve como presidente do clube, entre 1953 e 57, Góis Mota que foi também o presidente de uma das principais organizações que apoiavam a suportavam o regime fascista: a Legião Portuguesa.
3. sobre o campeonato ganho após o 25 de Abril. devia saber que a prova foi disputado quase toda antes dessa data (teve inicio em Setembro de 1973!) e que nos 3 anos seguintes, os primeiros campeonatos totalmente disputados em regime democrático, foram ganhos pelo Benfica.
1. Góis Mota foi dirigente da Legião, tal como o general Humberto Delgado, que viria a ser o candidato presidencial da oposição, e o general António de Spínola, primeiro Presidente português pós-25 de Abril. Vale o que vale.
2. Quanto aos jogadores do Benfica - de que há testemunho directo pelo menos do Eusébio e do Coluna - o Salazar sempre manifestou por eles um carinho e uma admiração que nunca dedicou a qualquer jogador de outros clubes, tanto quanto é sabido. Nem nada fez de semelhante a nenhum do Sporting - incluindo os célebres Cinco Violinos.
3. Os campeonatos não valem pelo começo, valem pelo fim. Se valessem pelo começo, o Sporting teria sido campeão na época passada.