Como diria Éder e a sua "coach": - Vai correr tudo bem
Correr bem, correram. O pior foi a derrota por dois golos, repito dois golos de diferença. Ao serviço da selecção portuguesa, em jogos oficiais, quantas vezes venceu Fernando Santos por dois golos de diferença?
Não há-de ser nada... A última vez que começamos uma fase de apuramento com uma derrota fomos campeões europeus. Já sei, Edmundo, vais dizer-me que despedimos o treinador após o primeiro jogo... e daí? Pode ser que a mesma fórmula resulte
O riscómeio é da mesma escola do Fernando Santos: a canatrãodesatualizado school of football. É melhor sair já para que não acabemos fora do mundial. É melhor FS sair já para dar tempo. Vão buscar um estrangeiro com pergaminhos.
Ele de vez em quando tenta inventar. É só preciso convencê-lo que todas as patentes estão já registadas e que os deixe jogar. Eles resolvem. Como na final do Euro.
Os aurélios andavam deslumbrados? Gostei bastante do Aurélio Bernardo, já para não falar na falta que fizeram o Aurélio Rastas, o Aurélio Eliseu e o Aurélio Rafa.
O Aurélio Bernardo esteve sempre em jogo, Pedro. Pelo menos o palrador da RTP, mesmo quando a bola esta com o Cédric, para ele era sempre o Bernardo...
Não há muito a dizer, um meio campo macio e um ataque inexistente, contra uma Suiça raçuda e feliz na concretização. Muitos baixinhos a adornar lances e a perder divididas, poucos matulões a correr e lutar. E o ponta de lança lutador e marcador continua a faltar.
uma vez mais não perdi o meu tempo a ver o jogo, tal era a confiança que tinha no 'produto' da maior e mais extra-super-híper- fantabulástica academia do mundo e arredores - (a que a PUMA retirou o nome e o apoio publicitário, vá lá saber-se porquê)
sem hipocrisias ou más interpretações - não quero ser mal-entendido entre adeptos do "páteo das cantigas" - mas na derrota na Suíça, nenhum deles deve ter jogado, pois não !? ...
Deixa as clubites de lado, pá! A Puma retirou o apoio, provavelmente porque quem fornece equipamentos é outra marca, digo eu, que sou adepto da lógica.
Quanto aos Aurélios, gostei imenso do Bernardo. Que jogaço fez o moço.
a "outra marca" - a 'macron' representada pelo Hugo 'lagartinóide' Miguel (e a certeza, comercial e aritmética, nos 3 pontitos !...) - apareceu muito depois da fuga da PUMA
e
das publicidades em TODAS as camisolas nos vários escalões do Futebol, da maior potência desportiva a sul do Campo Pequeno e da Charneca do Lumiar,
digo eu,
que para lá de adepto da lógica, sou sobremaneira, adepto da verdade dos factos.
Então e se a PUMA "abandonou" isso tudo no final do contrato, que raio está aqui a falhar? Eu, que sou adepto de quem paga mais ao meu Clube, confesso que estava agastado com os valores por que foram vendidos os direitos à PUMA. Godinhices, mas isso foi um problema nosso, que nós próprios resolvemos de forma exemplar.
o 'cientista' da erva - já agora, vieste comemorar o 'título do futebol bonito' e o aumento de salário em 20 % !?!? - e o 'profeta' da ilusão, o tal que ninguém Caála e a quem mandaram ir-se Qatar durante quase 3 anos, deixam-te em transe delirante e esqueces a verdade dos factos.
sem mais comentários, eis a "godinhice" : - "Puma veste Sporting e dá nome à Academia"
"O futebol do Sporting vai ser patrocinado nas próximas seis temporadas pela marca de vestuário desportivo Puma, que dará ainda o nome à academia, em Alcochete. O acordo entra as duas entidades entra em vigor a 1 de Julho de 2006 e renderá aos cofres "leoninos" uma verba de nove milhões de euros durante o período de vigência do acordo."
o 'cientista' da erva - já agora, vieste comemorar o 'título do futebol bonito' e o aumento de salário em 20 % !?!? - e o 'profeta' da ilusão, o tal que ninguém Caála e a quem mandaram ir-se Qatar durante quase 3 anos, deixam-te em transe delirante e esqueces a verdade dos factos.
sem mais comentários, eis a "godinhice" : - "Puma veste Sporting e dá nome à Academia"
"O futebol do Sporting vai ser patrocinado nas próximas seis temporadas pela marca de vestuário desportivo Puma, que dará ainda o nome à academia, em Alcochete. O acordo entra as duas entidades entra em vigor a 1 de Julho de 2006 e renderá aos cofres "leoninos" uma verba de nove milhões de euros durante o período de vigência do acordo."
Não sei se acaba bem, Edmundo. Como se diz em Espanha, no es para tanto. Não é caso para muita preocupação. É o primeiro jogo.
Pois.
O problema é que, sim os jogadores correram muito e esforçaram-se, tiveram atitude...mas também demonstrara pouco jogo, e a fiabilidade defensiva dos ultimos jogos do Europeu desvaneceu-se. E esse é um problema de treinador, ou seja, do selecionador.
Não tivemos Ronaldo. Nem podemos depender do Ronaldo, ou do Nani. Ou do João Mário. A selecção voltou a caír nos mesmos erros de sempre - falta de confiança no confronto físico, falta de acerto perto da grande área adversária (bom caudal até aí mas desperdício brutal de situações potenciais).
E, como alguns analistas tinham previsto, o F. Santos inventou. O que faz ali Moutinho, ainda longe de uma forma minimamente aceitável? O que faz ali o Bernardo S., que não tem envergadura - em termos de jogo - para estar na selecção? Porquê colocar o Eder de início? O Eder encaixa bem, aguenta o corpo a corpo, é optimo para esgotar os defesas na parte final; se o colocam de início convidam a um desperdício de potenciais situações de jogo.
Curiosamente, os comentadores da RTP foram incapazes de focar-se nestes aspectos (Moutinho em baixo, Bernardo muito rematador mas pouco produtivo e criativo, Eder de início um erro monumental que deu alguma confiança aos Suiços).
Uma pequena nota dos que cospem piadas sobre os Aurélios:
Ronaldo, Nani, Quaresma, Figo, João Mario, todos eles jogaram/jogam nos melhores clubes fora de Portugal (Manchester, Real Madrid, Barcelona, Inter de Milão, etc), e a estes juntam-se outros "emigrantes" que têm prestigiado Portugal e o nome da Academia do Sporting (chamam-lhe Academia de Ouro na América, chamam-lhe Melhor Academia do Mundo em Inglaterra, tecem elogios em Espanha e na Alemanha). Acima disto, como já o disseram Ranieri, Ancelloti, Alex Ferguson, Paul Scholes e muitos outros, Ronaldo e Figo, em conjunto 4 vezes Melhores do Mundo, foram forjados na Academia do Sporting e na equipa principal do Sporting Clube de Portugal. O que foram e são, todos o dizem, muito o devem ao Sporting e à sua Academia.
Agora digam-me:
quem são as pérolas do "rival" SLB? Rui Costa, Renato S. e...e...mais nada de relevante, sendo que em breve veremos o que pensam dele na Alemanha.
Os do SLB fazem propaganda.
Nós fazemos jogadores. Grandes jogadores. E foi graças a 11 desses jogadores que fomos Campeões da Europa.
Por muito que custe a certos jornaleiros e paineleiros (em particular o complexado e diminutivo ex-ministro do PSD, tão amigo de almofadas sob o...traseirito).
Dou de barato que o Sporting foi a melhor academia do país. Mas as coisas estão a mudar. Basta ver que ultimamente os clubes mais poderosos da Europa não têm contratado jogadores sub-25 anos formados ou com passagem pelo Sporting. No entanto, Renato Sanches foi para o Bayern e André Gomes para o Barcelona. Acredito que o próximo a dar o salto será o Bernardo Silva, que ontem não teve um jogo muito conseguido. Mas ontem estiveram vários jogadores desinspirados. Vejam bem a jogada toda do segundo golo e observem a forma relaxada como o William Carvalho foi correndo atrás da jogada.
Cuidado com o tempo do verbo. Temos lá quatro bolas de ouro e outra a caminho.
Andas distraído, nem agora, nem antes, o Sporting vendia nada de jeito para grandes ou pequenos clubes da Europa. Se agora é por opção, antes foi-o por pura incompetência, tão criticada internamente, veja-se o preço de saldo de Cristiano, por exemplo.
O jogo de ontem foi um bom exemplo de uma má invenção do seleccionador.
"Foi"? Essa é clássica bait (isco) para tentar irritar os sportinguistas. Caro, o Sporting Clube de Portugal tem uma das top 3 academias do Mundo. O artigo da Gazetta de lo Sport é apenas um entre vários artigos e reportagens (até na CNN) sobre aquela que é considerada uma academia exemplar, fábrica de jogadores largamente acima da média (Ronaldo, Figo, Joao Mario, Nani, Quaresma, até Moutinho, Cedric e outros mais), jogadores que são considerados top. Em contrapartida, vocês produziram o Renato S. (i.e., publicitaram-no) e nada mais.
Ronaldo, Figo, Joao Mario, Nani, Quaresma, até Moutinho, Cedric eram já considerados jogadores de top, revelações, joias (sempre lá fora, porque cá dentro é a vergonha de imprensa que se conhece) antes de o Sporting os vender. Olhe para o clube de carnide e veja que Bernardo S. era praticamente desconhecido até chega ao Monaco, e Andre Gomes só captou a atenção dos jornalistas internacionais com algumas exibições no Valencia (onde é conhecido como um jogador intermitente e sem garra).
Não há sequer comparação. É como tentar comparar um FIAT 127 (juniores do SLB) com um Bugatti Veyron (Academia do Sporting), sim têm rodas e um motor e gastam combustivel...e nada mais relevante em comum.
Dou de barato (como você disse) que sabe o que é a CNN, Daily Mail, Gazetta de lo Sport, As (Espanha), Marca (Espanha), ESPN, Oneworldsports, UEFA.com, Toronto Observer, The Guardian, The Telegraph, Transfermarkt (Alemanha), 90min.com? Então procure os múltiplos artigos/reportagens em que a Academia do Sporting é considerada a melhor ou uma das 3 melhores do mundo (a par ou só mesmo abaixo de La Masia, do Barcelona).
Tenham vergonha e respeitem os vossos adversários e quem vos é superior em multiplos aspectos (da Academia, aos Jogadores, aos Adeptos).
"Tenham vergonha e respeitem os vossos adversários e quem vos é superior em multiplos aspectos (da Academia, aos Jogadores, aos Adeptos)." Academia, jogadores, adeptos ... não sobra nenhum aspecto importante para o Benfica ser superior. E faltou mencionar aí que o Sporting também é superior em troféus Rui Santos, no treinador, na equipa directiva, etc. Tudo que é Sporting é Ouro, tudo o que é Benfica é m****. Estou esclarecido em relação ao conceito de "respeitar adversários".
a ideia é simples, o Sporting colocou a nú FACTOS: - os vouchers - a relação de Vitinho Pereira com LFV - as teias de influências entre certos paineleiros - padrinhos de casamento, primos, amigos de longa data, etc - e boa parte da imprensa
A imprensa, nem sempre capaz de ocultar todos os podres do clube da luz, colocou a nú FACTOS:
- LFV condenado a 20 meses de prisão - enormes dívidas à banca de Joe Berardo e LFV, dois notórios "benfiquistos" - director do SLB apanhado com estupefacientes (para queimar como incenso no WC, por certo...), director esse que usava a notória Porta 18 para receber certos cidadãos impolutos da Colombia (traziam café da Colombia, por certo...) - o verdadeiro Jogo da Mala, com jogadores "carregados" e algo mais a ajudar na manutenção da vossa fabulosa "equipa-B" - os alegados SMS's do JJ nunca existiram, foram pura invenção, e os próprios jogadores do vosso "clube" negaram a sua existência - dívidas à DOYEN - em Junho deste ano, os números da Finance Football confirmavam o que se sabia (Jornal de Negocios, etc): O passivo total do FC Porto e do Sporting aumentaram 5% e 8% para 291 milhões e 246 milhões de euros, respectivamente. Já o passivo do Benfica manteve-se nos 428 milhões de euros. - o agente de Luisao e o próprio jogador confirmaram o tratamento vergonhoso de que foi alvo, com LFV e seus "amigos" tentando empurrá-lo para fora do clube.
FACTOS. Não é difamar.
Nada disto foi desmentido pelo seu clube. Nada disto foi desmentido por LFV e seus "amigos".
Agora, compare estes FACTOS como a sucessão de mentiras que a vossa máquina de propaganda (também conhecida como O Polvo) tem atirado sobre o Sporting: - JJ em conflito com BdC - JJ às escuras na venda de Adrien (que, claro, aconteceu...) - JJ que disse a Slimani para ir embora, por ele tudo bem, era só falar com BdC (claro, claro...) - Slimani vendido há 2 meses (claro, claro...) - Adrien e Slimani vendidos em pacote (claro, claro...) - João Mário zangado com o clube (claro, claro...) - William, Patricio e Adrien vendidos semanas depois da conquista do Euro (pois sim...) - André Geraldes oferece uma "mala" aos jogadores do Marítimo num certo fim de semana em que estes jogavam com os da luz (claro, claro...e as câmaras da TV em directo no estadio de Alvalade a mostrar o Andre Geraldes ali e não na Madeira) - Atletico de Madrid queria JJ para substituir Simeone (claro, claro, o problema é que ninguém em Espanha e no Atletico de Madrid alguma vez avançou tal notícia - esta partiu do jornal de todos os passarinhos, A Bola)
Podia continuar a reproduzir o torrente de mentiras dos vossos blogs, dos vossos comentadores e paineleiros, e dos vossos "assalariados" ao serviço de Record/CMTV/SIC/TVI...há material suficiente para semanas de leitura. Mas não vale a pena.
Como você próprio admitiu (sic), caro Sergio: "Tudo que é Sporting é Ouro, tudo o que é Benfica é m****."
Finalmente, algum bom senso na vossa turba. Bem haja.
Isto é da série: "está o mundo todo unido para tramar o Sporting". Não sei se terá tratamento. Continue a fazer listas de factos (não difamação, claro). Mas não desespere; deste lado também há benfiquistas assim (com listas ao contrário, obviamente).
As vossas listas são como os SMS's que inventaram que o JJ enviou, ou os emails (inexistentes) a respeito do Rafafa, os 250 mil sócios que afinal eram pouco mais de 150 mil e o passivo mais pequeno que os rivais (na verdade, quase o dobro dos rivais).
Estou a ver que recebeu de Deus um rarissimo Dom que permite identificar o que é verdade do que é mentira. Espero que seja feliz. É só preciso ter cuidado para ver se o "Dom" não se avaria.
A mim, Deus fez-me benfiquista, apesar da família ser sportinguista. Ainda bem que assim foi, porque desde que nasci, a equipa que mais campeonatos ganhou foi o Benfica. E fico feliz quando ganho mais um campeonato.
Não deixa de ser irónico que uma das seleções portuguesas que pior futebol tem praticado, fica para a história como a que conquistou um europeu. Por alguma coisa somos comparados á Grécia de 2004. E com razão. É mau demais para ser verdade.
Mas também é irónico ver os vascos a defender a seleção com unhas e dentes pel
Por acaso até jogamos. Porque é a forma de "jogar" do treinador, que vos tirou o pé da lama quando aí chegou, que andavam pelas ruas da amargura e sem ganhar nada de jeito. Já o seleccionador FS, gosta de jogar de outra forma. Bons são os jogadores que conseguem colocar em campo aquilo que se lhes pede no balneário. O problema desses jogadores, é que por vezes o FS não se sabe, como direi... explicar bem, para ser simpático.