Estádio do Jamor
Escrevi, um pouco mais abaixo, sobre a vergonha que foi (tem sido) a venda de bilhetes para a final da Taça de Portugal no próximo dia 31 de Maio e, a talho de foice, pronunciei-me sobre o Estádio do Jamor.
Um dos nossos leitores refere que a festa do Jamor é especial! Há quem vá à bola para a festa fora do estádio mas eu confesso que não aprecio piqueniques e que acho as condições do espaço deploráveis. Mesmo para quem gosta de piqueniques e afins. O jogo é uma festa mas pode sê-lo em qualquer estádio do país. Recordo que, embora exista a tradição do jogo se realizar em Oeiras, a verdade é que já se fez quer no antigo Estádio das Antas, quer no antigo Estádio José de Alvalade. A festa pode ser feita onde quisermos!
Há quem sugira uma final a duas mãos. Não gosto dessa ideia. Acontece em alguns países da Europa mas eu prefiro uma final única. Lembro-me, inclusive, de antigamente existirem as chamadas finalissimas. Também não gosto da ideia! Um jogo onde tudo se decide mas num estádio em condições.
O Jamor é, para quem não vai lá, um estádio bonito. Mas é (e mesmo quanto à beleza podem existir dúvidas) a única vantagem que tem sobre os outros. No Jamor não há casas de banho em condições. As entradas para o estádio são poucas e a confusão é tremenda para entrar e sair. Os lugares são desconfortáveis e, na maioria dos pontos, têm má visibilidade, sendo que nas primeiras filas não se vê absolutamente nada. As bancadas ficam (em virtude da existência da pista de atletismo) a dezenas de metros do relvado. Quando chove (já me aconteceu) não há cobertura das bancadas. A parte exterior não permite a separação dos adeptos das duas equipas. Os acessos são absolutamente miseráveis e o estacionamento é medonho.
Não creio que existam condições para a Federação investir dinheiro num novo estádio. Também não me parece que faça falta. Volto a frisar, existem três estádios em Portugal com a classificação máxima da UEFA. Estádios modernos, seguros e maiores, com acesso a transportes públicos e a melhores vias de comunicação. Preferia, de longe, fazer a viagem ao Porto para ver a final da Taça de Portugal do que a Oeiras. Insistir no Estádio do Jamor é um erro. Todos (Federação, clubes e adeptos), saem a perder!