Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

És a nossa Fé!

Elogio do batoteiro

naom_50c7b1426c873.jpg

 

Ontem, no Record, Paulo Futre fez um elogio desbragado da batota e dos batoteiros. Em prosa que escreveu ou alguém escreveu por ele.

Passo a citar:

«Luis Aragonés dizia que "o futebol é para inteligentes e não para tontos" dezenas de vezes durante a semana, outras dezenas antes dos jogos e mais umas quantas ao intervalo. Aprendi com ele muitos truques, até com os apanha-bolas ele inventava alguns. Mas há muito que não via um tão notável como este do Pepe. Adorava saber quem foi o génio que teve a ideia de o meter lesionado no banco para levar o quinto amarelo. Acho que o Luis Aragonés, se fosse treinador do Belenenses SAD, publicamente até era capaz de chamar "chico-espertice" ao Pepe na conferência de imprensa mas antes tinha entrado no balneário do FC Porto para dar os parabéns ao Pepe e à pessoa que teve aquela genial ideia, no caso de não ter sido o próprio Pepe.»

 

Se Futre - que faz a apologia da batota mais rasca no futebol - se diz sportinguista, eu não sou do mesmo clube que ele.

7 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 24.01.2022

    "Independentemente da sua genialidade, enquanto futebolista, a verdade é que se Paulo Futre jogasse na era do VAR, a sua história teria sido diferente e, acredito, seria uma história de menor fulgor desportivo. O montijense passava a vida no chão, cavando faltas e faltinhas, na maior parte das vezes na área do adversário, ganhando penáltis que, na era atual, teriam sido revertidos.. Uma espécie de Fábio Vieira, Otávio, Evanilson ou Taremi dos tempos modernos. "

    O Futre foi formado no Sporting, foi um ano sénior do Sporting, e juntou 7 temporadas nos escalões de formação do Sporting, onde aliás, foi algumas vezes Campeão Nacional, nos escalões de formação. Posteriormente, esteve 3 temporadas no FC Porto, onde foi Campeão Europeu. Seguiu-se Espanha, e o A. Madrid permaneceu por Madrid 5 anos e meio, e regressou a Portugal ao Benfica durante meio ano, a partir daí, o seu trajeto resvalou, e errático também.

    Moral da história, o Futre só cavou penáltis nas equipas adversárias, fosse o FC Porto, ou A. Madrid, porque em 8 anos no Sporting (onde venceu alguns Campeonatos Nacionais na formação), era um atleta leal, e exemplar. Enfim, coerência no seu melhor...

    Quanto aos jogadores do FC Porto "batoteiros", ontem o VAR reverteu e bem um penalty a favor do FCP, mas, o mesmo VAR já não sinalizou um penalti a favor do FCP, lance esse que todos os especialistas referiram ontem, e hoje, ter havido uma falta evidente sobre o Diaz dentro de área.

    Senhor Francisco, se fosse só desânimo ou "ásia", eu saberia identificar as causas, mas há outra coisa qualquer que eu não identifico (será ódio, ou inveja?). O FC Porto soma 6 pontos de avanço nesta Liga, mas sublinho, ainda há 45 pontos para disputar, e dentro de três semanas, o Sporting visita o Dragão, e pode perfeitamente recuperar esses 6 pontos, ou já esmoreceu? Sabe que algum exagerado desânimo e raiva, pode ser o seu maior inimigo.

  • Sem imagem de perfil

    Francisco Gonçalves 24.01.2022

    Zezinho do Bolhão,

    Hoje, tenho um fardo de palha para si. Mas só um, não abuse da sorte. Caso tenha muita fome, peça mais palha aos seus amigos que ofereceram um fardo à rainha de Inglaterra que está sentada na cadeira da presidência da Liga e que, pelo que vou vendo, já encomendou as faixas de campeão para o clubezeco lá de cima.

    Paulo Futre era um batoteiro e disso não há a menor dúvida. Obviamente, esta afirmação não diferencia o seu comportamento, quando está em análise os diferentes clubes que representou.
    Nunca tive qualquer hesitação em condenar todos os fiteiros, mesmo os que vestem a verde e branca. O problema maior, Zezinho do Bolhão, não está no batoteiro, está em que anui nas batotas de cada um. Se um batoteiro for jogador do FC Porto, nem necessita de esforçar-se muito, porque os senhores da arbitragem sabem premiá-los de acordo com a batota. Já se o batoteiro vestir a verde e branca arrisca-se a levar cartões e mais cartões que é para não se armar ao pingarelho.

    Se comparasse a patranha ao percurso académico, diria que Paulo Futre frequentou o 1º, o 2º e o 3º ciclos no Sporting Clube de Portugal, onde foi uma vez campeão nacional de juniores (ainda não havia Champions League dos Juniores, essa prova mediática que o FC Porto já conquistou). A influência que essa fase da patranha teve, no prestígio e nos ganhos económicos do Sporting Clube de Portugal é desprezível. O percurso que se seguiu já toda a gente conhece e não será difícil associar as patranhas de Paulo Futre às trapaças do FC Porto. Era o período de ouro da mentira que a coletividade das Antas impunha ao futebol lusitano.

    Eu começo a ter pena de si, Zezinho do Bolhão. Qualquer pessoa que tivesse um currículo do seu clube para exibir, como parece ser o palmarés do seu clubezeco, deveria usar argumentação mais tranquila e mais inteligente. O Zezinho do Bolhão parece um disco riscado e, por azar, os riscos são na parte pior da música.

    Ontem, no Dragão, Fábio Vieira é tocado, normalmente, por um adversário. O jogador cai, violentamente, no relvado, força um esgar de dor, bate três vezes na relva, com a palma da mão, parece que se anuncia um AVC no jogador e, pasme-se!, quando o jogador famalicense é amarelado, Fábio Vieira levanta-se, candidamente, não se passa nada, e foi até ele que bateu o livre.

    Otávio pisa, de forma negligente, um adversário, dentro da área famalicense e, ato contínuo, simula uma queda. O árbitro assinala, imediatamente, penálti, mas, azar dos Távoras, o VAR deve ter pensado que, naqule caso, era exageradamente escandaloso manter o castigo máximo. Bem, se não há falta, há simulação e, seja pela forma negligente como pisa o adversário, seja pela simulação, teria que sair o cartão. Saiu? “Tá bem, tá!”
    Esses especialistas da arbitragem de que fala, Zezinho do Bolhão, e só fala quando lhe convém, claro, é tudo gente que tem um palmarés brilhante,enquanto foram árbitros. Tudo da estirpe dos Calheiros, Martins dos Santos, Garrido, Raúl Ribeiro e tantos outros.

    Tem, ainda, outra coisa, Zezinho, ao contrário de si, eu não necessito que outros analisem por mim. E, de facto, nem no lance do penálti do batoteiro-mor Taremi me pareceu existir falta. O iraniano batoteiro é useiro e vezeiro em provocar os contactos e os árbitros, por uma razão ou por outra, vão na conversa. O VAR mede a intensidade do toque da forma que dê mais jeito à agremiação do velho jarreta.

    Agora, coma, à vontade, a palha e demore-se, em conformidade, na digestão.

    Dedique-se à pesca e, no final, limpe a piscina do vizinho
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 24.01.2022

    Senhor Francisco, ainda acredita que o belo do insulto supera o melhor dos argumentos? O seu registo é sempre o mesmo?

    Ora vamos a isso.

    "(ainda não havia Champions League dos Juniores, essa prova mediática que o FC Porto já conquistou)."

    Recordo-lhe que o Barça, R Madrid ou Chelsea, já venceram a UEFA Youth League, tal como o FC Porto, provavelmente será o lastro europeu do FC Porto, ou os seus bons hábitos europeus que empurrou os Dragõezinhos para esse título. Dessa equipa, fazem parte do onze habitual do FC Porto 4 jovens que venceram essa prova desprezível, competição essa que para alguns, é um mero Torneio da Páscoa de Nyon, pobres despeitados invejosos., não concorda comigo senhor Francisco?

    "O percurso que se seguiu já toda a gente conhece e não será difícil associar as patranhas de Paulo Futre às trapaças do FC Porto. Era o período de ouro da mentira que a coletividade das Antas impunha ao futebol lusitano."

    Mas que bela patranha aquela de Viena de 1987, o FC Porto venceu a Taça dos Campeões Europeus ao todo poderoso Bayern de Munique, e com um calcanhar vagabundo...Como adepto, sabe verdadeiramente o que isso é? Já o vivenciou, e sobretudo festejou?

    "Tem, ainda, outra coisa, Zezinho, ao contrário de si, eu não necessito que outros analisem por mim. E, de facto, nem no lance do penálti do batoteiro-mor Taremi me pareceu existir falta."

    Sabe que nunca apitei um jogo de futebol,. e acredito que não será tarefa fácil. Bom, quais são os meus hábitos nestes lances de arbitragem? Primeiro formo uma opinião, e depois cruzo-a com os 9/10 especialistas de arbitragem, não me tenho dado mal com essas práticas. O penálti do Otávio, foi muito bem revertido (coerência, sabe o que isso é?), é a minha opinião, mas também dos especialistas. Senhor Francisco, mas folgo em saber que se perdeu provavelmente um talentoso árbitro.

    Senhor Francisco, sabe que na floresta se perde o pescador, e na pesca perde-se o caçador. E nunca se esqueça, com o engodo de uma mentira, sempre se pesca uma bela carpa!
  • Sem imagem de perfil

    Francisco Gonçalves 24.01.2022

    Zezinho do Bolhão,

    Tinha-o avisado: hoje, só tem direito a um fardo de palha. Amanhã, logo se vê se o Zezinho revela mérito para beneficiar da oferta de uma refeição com tantos nutrientes.

    Vá pescando, Zezinho e não se esqueça de proceder à limpeza da piscina do vizinho.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 25.01.2022

    "tenho um fardo de palha para si. Mas só um, não abuse da sorte. Caso tenha muita fome.."
    "Agora, coma, à vontade, a palha.."
    "Dedique-se à pesca e, no final, limpe a piscina do vizinho"

    Parece a conversa de um miúdo de 12 anos.
    Quando não há argumentos, vem o insulto e a má educação.
    E depois o rebaixamento de profissões que não são nem mais nem menos nobres do que outras. Só fala assim que estará desempregado e subsidiado pelo RSI.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 25.01.2022

    Ó Chico, estás feito! Os acólitos do Zezinho do Bolhão já estão a reunir-se para apresentar uma queixa ao Apoio à Vítima. Este anónimo não veio aqui dizer nada, a não ser mostrar a sua solidariedade pelo zezinho do Bolhão. Mas a culpa é tua, em vez de mandar o homem comer palha podias ter-lhe lembrado a época de 86/87 em que os morcões ganharam a Taça dops Campeões Europeus, contada na primeira pessoa (Casagrande, jogador do Porto) e não pelo Zezinho do Bolhão que se calhar nem era vivo. Chico, como estás frouxo, mando eu o link para o Zezinho e os seus acólitos lerem.

    https://trivela.com.br/portugal/casao-fala-em-doping-mas-porto-prefere-varrer-para-debaixo-do-tapete/

    Era tudo a brincar, claro. Tudo aquilo injetado era só para os jogadores prevenirem a tosse e a gripe. Zezinho, varre para debaixo do tapete.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    { Blogue fundado em 2012. }

    Siga o blog por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

     

    Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2023
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2022
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2021
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2020
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2019
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2018
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2017
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2016
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2015
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2014
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2013
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2012
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D