Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

És a nossa Fé!

Ele nunca mais foi o mesmo

21537522_ywfc7[1].jpg

Diz o Francisco aqui ao lado e muito bem que "Bas Dost será sempre o rosto do ataque à Academia, mas por muito carinho que os adeptos tenham por ele, não voltou a ser o mesmo, precisando de um novo ciclo;"

Diz o Paulo Futre mais ou menos a mesma coisa, que "ele nunca mais foi o mesmo". Chama-lhe até "o mistério Bas Dost". (https://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/paulo-futre-sobre-o-misterio-de-bas-dost-ele-nunca-mais-foi-o-mesmo);

Será que o novo ciclo de que Bas Dost precisava não seria Marcel Keizer sair e vir alguém que colocasse a equipa a jogar em função do ponta de lança, como fizeram antes dele Jorge Jesus (Slimani/Bas Dost), Boloni (Jardel) e Inácio (Acosta)?

E se Bas Dost sair amanhã e se no domingo em Portimão se repetir a hecatombe da época passada, Marcel Keizer ficar sem condições para continuar e apresentar a demissão ou ser demitido, e se vier um novo treinador, olhar para o plantel e perguntar: "Pois, avançados há muitos, mas... onde é que está o ponta de lança?"

 

PS: Quanto é custou cada golo do Castaignos? Ou do Spalvis? Ou do Barcos? Ou mesmo do Montero? Bas Dost foi mesmo uma pechincha...

SL

11 comentários

  • Imagem de perfil

    Luis Lisboa 22.08.2019

    Pelos vistos, o princípio de conversa foi despachar o Dala para a Turquia,,,
    De resto tem toda a razão.
    Imaginemos que não era o Bas Dost, o Sporting tinha era um daqueles pinheiros tipo Lewandovski ou Dzeko, que marcam muitos golos e custam por ano muito mais do que o dobro de Bas Dost. Ou o tal Cardozo do Benfica, que não tem comparação possível com o Bas.
    Eles faziam o quê com este modelo de jogo ? Se calhar não precisavam de chegar a Maio para dizer que queriam sair.
    SL
  • Sem imagem de perfil

    JG 22.08.2019

    A questão do Dala mostram que o escândalo Demiral apenas foi um escândalo para adeptos ignorantes como eu e muitos. Para a Estrutura - e para Frederico Varandas que nela confia - Dala é um zero. Eu também acho quen eles são nulos. Infelizmente apenas nas próximas eleições posso.contribuir para os remover. Até lá continuarão estes atropelos aos interesses do Sporting.

  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 22.08.2019

    Os Turcos descobriram a mina, tornaram-se clientes, se for bom pagam 3 e vendem por 6 ou 7, se for ruim devolvem a mercadoria.
    MB
  • Imagem de perfil

    Luis Lisboa 22.08.2019

    A questão não está no modelo de negócio.
    Está é na avaliação do jogador. E quem a faz é o treinador.
    Se ele acha que Dala não tem hipóteses no plantel do Sporting...
    Jesus também achava que Demiral não tinha.
    SL
  • Sem imagem de perfil

    JG 22.08.2019

    Dala esteve na.Academia tal como Demiral e há relatórios detalhados. Além do mais Dala jogou na Liga. Apenas um cego podem ignorar o valor do jogador. Admito que Hugo Viana e Beto -dois bons jogadores no seu tempo- sejam incapazes de perceber a qualidade de Gelson . No entanto quem é o Presidente é Frederico Varandas. Eu votei nele e não em Beto ou HV. Quando puder votar para o remover ele terá causado danos incalculáveis ao clube.
    Que tristeza.
  • Imagem de perfil

    Luis Lisboa 22.08.2019

    Caro JG,
    Não é bem assim. A realidade é mais complicada.
    Dala tem 23 anos, não tem 19. Como tinha Demiral quando saiu.
    Ou tem lugar no plantel a lutar pela titularidade (e eu acho que tem, mas Keizer acha que não e é ele que escolhe os onze e faz as substituições) ou então terá de ser vendido, directamente ou via opção de compra.
    Infelizmente esta geração de 23-25 anos, Dala, Gauld, D.Duarte, Ivanildo, Mama Baldé, F,Geraldes, Mané e outros, passou ao lado do radar de J.Jesus e agora apanham um treinador agarrado ao seu nucleo duro.
    E não existe equipa B. Foi estupidamente extinta pelo ex-presidente.
    O que Varandas pode fazer é substituir Keizer por alguém com entendimento diferente...
    Já no escalão 17-20 o Sporting está a apostar e a ter retorno desportivo via equipa sub-23.
    SL

  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 22.08.2019

    As vezes estes treinadores de bancada , olheiros amadores e totalistas do FM fazem-me sair do sério . Onde estão estes craques sucessivamente emprestados a equipas do meio da tabela portuguesas e europeias ? Na maioria dos casos no banco.
    Mesmo em clubes como o rio ave o moreirense ou o Chaves foram tão decisivos como craques tipo Ruben Ribeiro ou eustaquio . Passaram por treinadores experientes como Jesus , que não se coibiu de lançar Gelson ou Ruben semedo, podence e leão experimentou sem sucesso palhinha , Iuri e matheus, peseiro que lançou Moutinho ou Keiser , que apesar de ser conservador , lançou thierry e Borja . Agora estes matheus geraldes iuris e dalas nunca se conseguiram afirmar consistentemente com ninguém . E já tem 23 ou mais anos . Por mais que os sportinguistas sejam sebastianistas nunca nenhum destes será jogador no e para o Sporting . Poderiam ter sido com outros treinadores ? Duvido , mas o seu tempo passou. Vamos acabar com os empréstimos , vender com cláusula anti rivais para a malta ficar mais sossegada , e fechar de vez este capítulo da esperança adiada e dos outros , que até são treinadores profissionais , é que são burros .
    SL
    Gonçalo Ferreira
  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 23.08.2019

    (só para concluir)

    Paradoxo da coerência: o Borja é uma promessa de 26 anos lançada por Keizer, apesar do conservadorismo deste. Aos 23 anos, o tempo de Dala e Matheus passou...

    O Keizer isto, o Keizer aquilo: mas não foi Frederico Varandas que na época passada disse que a Formação entre os 17 e os 23 anos não tinha qualidade?

  • Imagem de perfil

    Luis Lisboa 23.08.2019

    Pedro,
    Tenho vindo a falar aqui da aposta do Sporting na formação, e ela efectivamente está a acontecer no escalão 17-21, Max, Diogo, Nuno Mendes, Quaresma, Joelson, Thierry, Jovane, M.Luis, Camacho, Plata estão no plantel e/ou a jogar nos sub-23.
    E ainda temos Raphinha, Wendell, Rosier sub-23.
    Depois dos 23 temos de olhar acima de tudo para a performance no imediato do jogador. E no imediato o treinador manda. Por exemplo no Benfica, jogadores encostados por Rui Vitória passaram a essenciais para Lage e vice-versa.
    Fala-se em Dala. Se o treinador insiste em Diaby, e ainda tem Vietto para rentabilizar, quando é que Dala ia jogar ?
    Fala-se em Borja. A verdade é que Borja tem sofrido muito com Keiser. Não tem sido aposta regular, e assim não pode melhorar a sua confiança e intensidade de jogo e a articulação com o Acuna. Os dois já deram sinais que podiam fazer uma boa ala esquerda. Mas um dia joga Borja a defesa esquerdo, no outro Acuna e Borja não joga e assim não dá.
    SL


  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 23.08.2019

    Luís, estimo sempre a sua opinião, que faz o favor de sempre fundamentar, mesmo por vezes não concordando totalmente. Na minha opinião, uma aposta na Formação deve ter uma orientação top-down, começando na existência de um Director Tecnico para o futebol que pense todo o futebol do clube, subordinado à opção estratégica da aposta na Formação. Que tipo de futebol jogar, articulação das necessidades da equipa principal com a promoção de jovens. preparação específica de jovens para estarem à altura do iminente desafio, etc. Para além disso não acredito numa política de aposta na Formação que se baseie na Teoria do Ocaso da Formação Ver proscritas duas ou três gerações da Academia, hoje com idades entre os 18 e os 24 anos, parece-me errado. Depois, vem o princípio da entropia e vemos o caso do Demiral (eu sei, foi com Cintra), e percebemos que mesmo que haja regras também há excepções. Adicionalmente, às vezes esquecemo-nos que quase tudo na vida é relativo, pelo que não basta dizer que a Formação não é boa, é preciso , em nome da sustentabilidade, que quem venha (contratado) seja melhor. Por último, não chega que na pro-época os miúdos joguem uns minutos, é preciso dar-lhes oportunidades. Quando só temos um ponta de lança e Pedro Mendes não é convocado, quando não promovemos Demiral porque contratámos Marcelo,,quando deixamos sair o Domingos Duarte e vem a encomenda do Ilori, quando o Xico não tem lugar e o Keizer diz que o Diaby pode jogar a 10, quando o Matheus Pereira é colocado a 10 nos particulares e depois sai e fica o Diaby, quando o Dala não fica é gastamos uma fortuna no pé direito do Vietto, quando só uma Teoria do Caos explica a oportunidade dada a Thierry (até quando?), então percebemos que algo vai mal no ‘Reino da Dinamarca’.

    Um abraço e Saudações Leoninas
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    { Blog fundado em 2012. }

    Siga o blog por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

     

    Arquivo

    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2019
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2018
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2017
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2016
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2015
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2014
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2013
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2012
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2011
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D