Elas na história do Sporting (6): Manuela Alves
Manuela Alves depois de Conceição, a sua gémea. Com um percurso no Sporting idêntico ao da irmã, Manuela Alves começou por se notabilizar quando, ainda no Desportivo de Lourenço Marques, foi, com a idade de quinze anos, campeã de Portugal dos 400 metros. Depois da vinda para Lisboa, a atleta entrou para o Sporting, em representação do qual foi campeã de Portugal, por três anos consecutivos, entre 1975 e 1977, dos 400 metros e dos 400 metros barreiras. Saliente-se, igualmente, a sua participação nas vitórias do Sporting, entre os anos de 1974 e 1977, nos campeonatos nacionais das estafetas de 4X400 metros, quatro vezes consecutivas, portanto, e a sua inclusão numa equipa nacional que, em 1977, bateu o record nacional da especialidade, impondo-o por um período de oito anos.
Mudando de prova, refira-se que Manuela Alves venceu ainda, em representação do Sporting, o campeonato nacional da estafeta de 4X100 metros, na temporada de 1977.
Manuela Alves acabou por não ter tido uma carreira com tantos títulos como a sua irmã, tendo sido uma atleta muito mais marcada pela especialização, nos 400 metros e 400 metros barreiras, como vimos. Ao longo dos anos em que representou o Sporting fez, de qualquer maneira, o suficiente, numa época de ouro do nosso atletismo feminino, para que a devamos considerar um nome a reter na história do clube.