É o Apocalipse!
Quando andava na faculdade, há para aí uns vinte e tal anos, havia um maluco que subia e descia o Chiado sempre muito bem vestido e com um ramo de flores na mão. Chamavam-lhe "o noivo", pela roupa mas também (de acordo com a lenda) por ter sido abandonado no altar. A característica do "noivo" era andar muito sossegado na rua até, de repente, por efeito de uma qualquer mola invisível, desatar aos gritos, assustando os circunstantes mais próximos: "É O FIM DO MUNDO!! É O APOCALIPSE"!! Nunca se sabia quando ia acontecer.
Vem isto a propósito da discussão verdadeiramente desbragada que por aí anda sobre o Sporting: o balenário está a desfazer-se, Nani quer voltar para Manchester, presidente pensa em processar Nani e mais não sei quem. Tudo por causa da derrota em Guimarães e do empate em casa com o Paços de Ferreira e do 8º lugar na classificação. Mas anda tudo doido? Depois de andarmos aí a dar cabazadas aos penafiéis e marítimos desta vida, de termos ganho 3-1 ao Porto no estádio do Dragão, de termos dado 4-2 ao Schalke (que com facilidade seria a segunda derrota do Schalke, não fosse o palmanço de Gelsenkirchen), um jogo e meio mau é motivo para isto? Mesmo o 8º lugar tem que se lhe diga: há culpa própria na ingenuidade dos golos sofridos contra a Académica e o Belenenses, na primeira parte contra o Paços e em todo o jogo contra o Guimarães. Mas em nenhum destes dois últimos jogos deixa de haver grandes contributos dos árbitros. Em condições normais, contando com isto tudo, até podíamos estar a 8 pontos do Benfica, mas para aí em 3º ou 4º lugar. O que é estranho este ano é tanta equipa que costuma andar mais para baixo ter tantos pontos, o que dá logo ar de descalabro onde ele não existe.
Lembra mesmo o "noivo" e os seus inexplicáveis repentes. Só que em vez de haver só um, parecem existir aqui muitos noivos interessados em gritar que "É O FIM DO MUNDO!! É O APOCALIPSE"!! É uma questão de hábito: ao fim de umas vezes, quem o conhecia já não ligava ao "noivo". O mesmo devia acontecer connosco e os "noivos" que por aí andam.