É normal quererem levar Joelson
Texto de João Gil
Ainda Joelson estava a jogar pelos sub-17 e já se escrevia nos jornais que havia clubes que o queriam. Sabemos como funciona o entorno destes jogadores. Foi o actual presidente que promoveu a renovação da geração de jogadores sub-17 que está agora a despontar na equipa principal. Joelson é um fora de série.
Quem vem acompanhando os jogos que fez nos escalões inferiores sabe-o. Era ver os jogos do miúdo. É normal que o queiram levar. Nenhum clube grande dessa Europa pode estar (e não está certamente) distraído.
O Sporting não perdeu uma mão-cheia de jogadores desta geração porque conseguiu um processo de renovação generalizado, ou teriam ido todos embora como foi o Félix Correia. Bruno Tavares, por exemplo, dizia-se que estava com pé e meio fora do Sporting e acabou por renovar. Se não jogarem, não se valorizam. Se jogam, levam-nos. A única coisa que o Sporting pode fazer, caso o jogador tenha de sair, é ser duro a negociar, salvaguardando o mais possível os seus interesses económicos.
Não acho que o Sporting tenha feito mal em pôr Joelson a jogar. Pelo contrário. Se não o fizesse, frustrava mais depressa ainda a expectativa do jogador e da família deste. A expectativa da família destes jogadores é começar a encaixar os milhões quanto antes e não depois.
Ao primeiro aceno com dinheiro e fama, não há nada a fazer. Quem manda não é o Joelson. Mandam o pai, o tutor, o feiticeiro, o empresário. Todos menos o Joelson decidem sobre o futuro do Joelson, que não é um jogador autodeterminado.
O Sporting fez bem. Pode é acabar apanhado num processo que não tem hipótese de controlar para beneficiar mais e durante mais tempo deste jogador. Como é que o Sporting poderia ter imposto uma cláusula de 80 milhões ou 100 milhões a um jogador de 15 ou 16 anos que já se sabia que era um fora de série e despertava cobiça tão cedo?
Se calhar era difícil. Estamos em Portugal e a ambição destes miúdos é dar o salto e conseguir fama, dinheiro, grandes carros. Se sair pela cláusula, não nos poderemos queixar. De Alcochete sairão outros grandes jogadores.
Daqui até ao início do próximo campeonato ainda há Jovane, Nuno Mendes, qualquer deles tem tantas hipóteses de ser alvo de cobiça de um clube estrangeiro e sair quanto Joelson.
Não acho nada improvável, mesmo.
Texto do leitor João Gil, publicado originalmente aqui.