Sim, conheço o regulamento. Contesto-o pois é absurdo, e não é por agora ser o Sporting que está em causa. Tudo o que se escreve é em função da importância de ser 2.º por causa da Champions e dos prémios, que ontem era isso que estava em causa, etc, etc. De facto, que não de regulamento da Liga, é o Sporting quem está posicionado no 2.º lugar. Toda a leitura é feita assim. É, pois, absurdo tratar a classificação como se o jogo de ontem não tivesse existido. Lembro que o Record, por exemplo, ainda há uns anos tinha a mesma posição que defendo e não dava a classificação de acordo com os critérios de desempate do Regulamento. Este é o meu ponto e o post é apenas para o enfatizar.
Penso que o regulamento está assim por causa do que pode acontecer se houver mais de um clube empatado. Imagina que SCP/SLB/Braga estavam empatados em pontos, mas que só o SCP e SLB é que tinham jogado todos os jogos entre si e que faltava ainda um Braga-SLB, por exemplo.
Como farias a classificação, uma vez que não podias aplicar o embate entre todos uma vez que faltava um jogo? E quem diz 3 clubes empatados, diz 4 ou 5, etc... É por esta razão que não se aplica o embate enquanto o campeonato não terminar. E até acho que faz sentido.
No caso referido a classificação deveria ser pelo número de golos uma vez que os 3 clubes não tinham feito todos os jogos entre si. No caso a que hoje dei relevo já fizeram os jogos entre si, sabe-se quem tem vantagem. Penso que é o que deve ser importante para a classificação. Basta pensar assim: hoje, dia 6 quem está melhor posicionado para disputar a pré eliminatória da Champions, Sporting ou Benfica? É o Sporting porque tem vantagem nos jogos disputados com o Benfica, mercê do golo marcado na luz, ou o Benfica que tem maior goal average? Este posicionamento é que dá a leitura correta e deveria dar a classificação na realidade. Mas isto vale o que vale.