Dr Varandas: Seja um homem e convoque eleições já
Caro Dr. Varandas,
Como saberá reconhecer, reina o desnorte no Sporting desde que v. assumiu a presidência em 2018, depois de uma vitória por ínfima margem. Em 2018-19, com o plantel que herdou das gestões anteriores, até conseguiu 2 troféus. Mas o título, que sempre nos habituamos a discutir, foi uma miragem.
Na viragem para esta época, deu-se o maior desastre desportivo que presenciei como sportinguista - a derrota no Algarve com o SLB. A si, já sei, não preocupou o sucedido. E vai daí desatou a vender os melhores jogadores que tínhamos. E a trocar de treinadores. A dizer-se e desdizer-se. O Pedro Correia já fez aqui no blogue o relato das trapalhadas sucessivas que protagonizou.
Esta época que agora termina, a primeira que v. planeou, foi uma queda do princípio ao fim. Uma queda que ontem teve mais uma etapa, com nova derrota no Estádio do SLB, e descida para a pior classificação em 7 anos (4º lugar). O desnorte sempre a aumentar e a queda a acentuar-se.
Sobre as razões para esta queda já aqui escrevi nos últimos meses. E já escreveram alguns colegas de blogue, melhor do que eu. O que é facto é que o Clube termina a época com um treinador que há um ano estava no Casa Pia (e pelo qual vai pagar 12 milhões de euros, que certamente serviriam para contratar um treinador europeu de topo) e com o plantel mais fraco dos últimos anos, em que os melhores jogadores são jovens ainda em formação.
Dr Varandas, este 4º lugar foi "alcançado" contando em meia época com um dos melhores jogadores da Europa na sua posição, Bruno Fernandes (que terminou como melhor marcador da equipa, apesar de ter deixado o Clube em Janeiro). Na próxima época, sem ele e sem (aparentemente) Acuña - outro dos raros jogadores feitos e de selecção que ainda temos - em que lugar terminaremos?
Apesar do fracasso, apesar das demissões na sua equipa, apesar de não haver orçamento aprovado, de não se conhecer estratégia ou perspectivas de vir a ganhar seja o que for, o Dr Varandas arrasta-se no cargo. Faz uns "posts" no Instagram com fotos com momentos de descontração no treino legendadas "o Sporting é isto". Tira fotos para a capa de A Bola com um jogador acabado de sair da prisão e a declarar que ele pode ter lugar na formação do SCP. Faz umas declarações a dizer que o treinador ex-Casa Pia e Braga vai valorizar o plantel enormemente. E prometer vender jogadores por 100 milhões. Como se o Sporting fosse uma caixa registadora.
Não Dr Varandas. O Sporting não é isto! O Sporting não tem nada a ver com isto! O Sporting é um estádio cheio a cantar, festejando vitórias. O Sporting é a excelência no desporto. É esforço, dedicação, devoção e GLÓRIA. Não é bem-estar, descontração, declaração e salários. E se perdermos, olha, fica para a próxima! Nunca, Dr. Varandas, nunca.
Há vários meses que ouço amigos dizer que a intenção das pessoas que tem à sua volta é vender a SAD. É deixar cair o Clube até ao ponto em que o desastre seja tal que apareça um "salvador" (um superagente, talvez?) pronto a injectar uns milhões no Clube, assumindo o controlo. Não quero acreditar, mas a sucessão e repetição de erros é tal que cada vez isso faz mais sentido.
Ainda há tempo de evitar que o Sporting caia mais, Dr Varandas. Não tenho qualquer razão para acreditar que v. seja uma pessoa sem carácter, que se vai esconder neste momento aflitivo para todos os sportinguistas. Pelo contrário, até acredito que seja uma pessoa bem-intencionada (ainda que provavelmente muito mal aconselhada). Este é um momento que exige clarificação no Clube. E urgente.
Dr Varandas: se é um homem, se tem coluna vertebral, não se esconda. Dê a cara. Convoque eleições. Faça-o rapidamente, para Agosto. Volte a apresentar-se, mostre o que fez nestes dois anos. Debata, dê entrevistas. Prove que tem uma estratégia, um rumo.
Dê a palavra aos sportinguistas e deixe que sejam apresentadas alternativas. Que ganhe o melhor. Se ganhar o Dr Varandas, sai legitimado. Se ganhar outro, ao menos o Dr Varandas bateu-se pelo que acreditava e sai de cabeça erguida.
Dr Varandas: não se esconda, ninguém gosta de medrosos. Na escuridão vivem os ratos. E no Sporting não há lugar para ratos.