Será que não mete confusão aos sportinguistas a, estafada, desculpa do pagamento à Doyen aparecer em todos os relatórios a influenciar as contas? As VMOCs não causaram apreensão, portanto tudo bem...
Nenhuma confusão. O assunto com a Doyen existe e nunca foi escamoteado. As VMOCS estão controladas como tiveste oportunidade de ler por aqui. Já os empréstimos obrigacionistas que tens sido obrigado a fazer quase duas vezes ao ano, já não será tão líquido assim... E aos benfiquistas, não faz confusão que se evapore tanto milhão de transferências?
Mas a dívida à Doyen aparece sempre para justificar maus resultados financeiros? As VMOCS surgiram porque Sporting não tinha dinheiro para pagar ao banco e foi uma forma de o banco não ficar dono de uma empresa falida. Os últimos empréstimos obrigacionistas foram realizados para pagar empréstimos obrigacionistas anteriores. É assim que fazem as empresas que têm procura no mercado, sendo que no caso do Benfica a procura foi de cerca de 130 milhões quando as necessidades eram de 50 milhões. Sintomático. Já agora: será que se o Sporting fosse ao mercado tinha procura suficiente? É verdade, no futebol e em todos os clubes, uma das coisas que mais confusão me mete são os rios de dinheiro que se faz com as transferências e os clubes continuam com grandes dividas e a ganhar poucos títulos. Bem sei que construíram boas infraestruturas e investem na formação mas, mesmo assim, mete-me confusão.
A dívida à Doyen é uma dívida que ainda não foi liquidada, logo tem que aparecer sempre. Uma vez liquidada, aparecerá como liquidada e desaparecerá, parece-me de fácil compreensão. Os VMOCS foram uma solução encontrada após negociação, perfeitamente legítimas e dentro da legalidade à época. Empréstimo obrigacionista, também tivemos o nosso, com bastante sucesso, não os fazemos é a cada seis meses. As infraestruturas não justificam tudo, meu caro.