Contra factos...
...Exactamente, não há argumentos. Será assim?
Eu já escrevi aqui que acho que Fernando Santos é um homem honesto. Não posso ter a certeza, porque não o conheço pessoalmente, nem ninguém próximo dele, mas é essa a convicção que tenho em relação ao seleccionador nacional. Assim, não me parece que seja permeável a pressões para convocar este ou aquele, em detrimento de outro, em função de quem o representa, ou do clube a que pertence.
Quanto a isto, estamos conversados!
No entanto, no lugar que ocupa, Fernando Santos não está imune a criticas.
Se o objectivo qualificação é o mais importante sem sombra de dúvida e esse só numa hecatombe improvável não será atingido, parece-me que num grupo de cinco selecções que apura duas directamente e ainda leva a terceira ao play-off, era obrigatório, para além da qualificação, apresentar um futebol atractivo, de encher o olho, e isso com Fernando Santos não tem acontecido. Aliás, estou convicto que nunca acontecerá!
Quem quiser fazer uma retrospectiva do trabalho de Fernando Santos desde que começou a treinar, facilmente chegará à conclusão que, apesar de alguns resultados conseguidos, as suas equipas sempre foram sensaboronas em termos de qualidade do futebol praticado. Eu lembro o tempo em que esteve no Sporting; creio que não será difícil concordarem comigo que a coisa era muito fraquinha... Tal como no nosso rival do outro lado da rua.
Fernando Santos já fez cinco jogos como seleccionador. Ontem apresentou o onze mais velho de sempre na selecção nacional (de-sem-pre! 31,03 anos de média); Aliás, o top três, o pódio completo, é dele mesmo! Mas os factos, sim, dizem-nos que esses três jogos corresponderam a outras tantas vitórias e essas é que fazem somar pontos.
No entanto Fernando Santos não pode correr o risco que correu na Grécia: espremer os "velhos" até ao tutano e não ter feito a necessária renovação. Hoje é ver a Grécia tropeçar com qualquer selecção do terceiro escalão da Europa. A responsabilidade de Fernando Santos para com Portugal não é a mesma que teria com a Grécia, onde foi fazer um contrato e voltou e onde lhe pediram resultados que tentou atingir da melhor forma que soube e pôde. Não, com Portugal, Fernando Santos tem mais responsabilidade! A de, a par de resultados, ir construindo a selecção do futuro. Porque uma selecção com uma média de idade de 31,03 anos, nunca será uma selecção de futuro, por muito bons resultados que vá conseguindo.
Portanto, rendido aos resultados conseguidos até agora, espero que com a qualificação praticamente conseguida Fernando Santos aproveite os quatro jogos que faltam para lançar a titulares jogadores mais jovens, que já mostraram ter qualidade igual ou superior aos que têm sido da sua preferência e inicie a tão necessária renovação, equilibrando estes jovens com os que são mais experientes, como é uso fazer em todo o lado, que nisto do futebol já não há grande coisa para inventar. Não quero ver Portugal arrastar-se como a Grécia neste momento, sem esperança de rápidas melhoras.
Mas como disse lá atrás, com Fernando Santos, futebol de encher o olho, é melhor esperar sentado!