"Golo legal do SCBraga marcado por Ricardo Horta. Gabri Martinez caiu literalmente para cima do guarda-redes Franco Israel mas por inerência da jogada (disputa no lance anterior com Geovany Quenda). Não houve infracção aí ", Duarte Gomes APAF em A Bola.
Literalmente e inerentemente o Duarte Gomes sabe o que tem que fazer para lá chegar.
Vá lá, não ter assinalado penalti ao Quenda e mostrar vermelho... Foi até uma sorte. Desta não se lembrou o Duarte Gomes, a quem o apêndice cabeçal ontem deve ter crescido mais uma dúzia de centímetros.
É possível, sim. E outros golos serão validados, enquanto o Sporting for um fator de tédio, em termos competitivos, tal a diferença de qualidade entre os leões e todas as outras equipas da Liga. É possível, sim, enquanto o palhaço do Proença estiver preocupado com os apoios para a sua candudatura à FPF e, por via disso, permitir que os "Godinhos" desta vida e os "Andrés Narcisos" do VAR,estejam incluídos nas equipa de arbitragem dos jogos do Sporting.
Vamos assistir a muitas mais tentativas de as equipas de arbitragem condicionarem o Sporting, porque em termos de futebol jogado, as coias estão muito difíceis para o Conselho e Arbitragem e para os "Fontelas" cá do burgo.
Alguns comentadores de arbitragem referem que o jogador do Braga abalroa o Israel porque sofreu uma falta de Quenda, que seria grande penalidade.
Ponto nº 1: Não há falta nenhuma de Quenda, o jogador que abalroa Israel também abalroa Quenda, vindo pelas costas deste, que nem o vê, para tentar chegar à bola. Podem rever o lance aqui: https://vsports.pt/vsports/jogo/i-liga/braga-sporting/19801
Ponto nº 2: Ninguém na Sporttv referiu a falta sobre Israel no decorrer do jogo e parece-me que na equipa de arbitragem também não, o que o VAR reviu foi um eventual fora-de-jogo do Braga, que não existiu.
Ponto nº 3: Se houvesse falta de Quenda tinha de ser marcada a grande penalidade, um erro não se corrige com outro erro. Como é que um comentador de arbitragem pode dizer que um lance mal-marcado é compensado com outro lance mal-marcado logo a seguir e na avaliação dar uma nota alta ao árbitro, que comete 2 erros graves na mesma jogada?
Se calhar, o comentador da Sport TV não sabe que, dentro da grande área, não existe a Lei da vantagem. Dito de outra forma, qualquer falta defensiva cometida dentro da grande área é, sempre, merecedora de penálti, independentemente de, no momento seguinte, um jogador concretizar esse lance em golo.
Se Quenda tivesse feito falta, o que não é percetível em lado nenhum das imagens que consultei, o árbitro teria de marcar penálti e admoestar o jovem leonino com cartão amarelo.
Caro Vítor Hugo Vieira, Não considero que tenha existido falta do jogador do Braga, é um lance normal em futebol. Imaginemos que eu estou a correr num passeio para apanhar um autocarro, há uma velhinha no mesmo passeio que se desloca de andarilho, precisamente, na altura que eu a vou a ultrapassar, desloca o andarilho, bate-me e eu em desiquilíbrio parto a montra duma ourivesaria. Ninguém teve culpa. Há logo pessoas a acusarem-me, o dono da ourivesaria é o principal. Vamos ver as imagens de vídeo vigilância, com calma (o VAR). O que nos mostram as imagens: 1. Eu venho numa corrida normal para o autocarro, para a bola) 2. A velhinha de andarilho, Quenda,movimenta-se na minha direcção e provoca a minha queda. 3. Esbarro contra a montra, Franco Israel. De quem é a culpa, na minha opinião de ninguém, circunstâncias fortuitas que levarem aquele acontecimento. Não há penalty nem há falta, não há culpa do corredor nem da velhinha, dono da ourivesaria tem de se aguentar à bronca (espero que tenha seguro).
MAS isso não é verdade. Podes ter a certeza que tu (ou a velhota) se conseguires provar vão ter que pagar ao dono da ourivesaria. Ou então o seguro de um de vocês.
A meio da segunda parte, um jogador no Braga é tocado pelo Gyokeres no meio-campo, sem intenção nem maldade, de forma fortuita, na sequência da jogada e com a bola já longe, agora na posse do Sporting. O jogador do Braga grita como se lhe tivessem decepado um membro, o árbitro marca falta e livre para o Braga. Ora num dos lances o árbitro errou, porque não pode marcar falta neste e validar o primeiro golo do Braga.
O Pedro Oliveira não faz por mal, tenho a certeza, mas as analogias que disponibiliza para tratar de assuntos sérios parecem saídas de um filme de desenhos animados.
Com que então, a montra! Ainda bem que a senhora não quebrou o andarilho.