Ciclo infernal (2)
Depois da deslocação pífia a Famalicão a 3 de Fevereiro, muito devido à incompetência da Liga para prevenir aquilo que facilmente se antecipava, a equipa do Sporting não tem parado e assim vai continuar até à paragem para as selecções:
07/02 - U.Leiria 0 - Sporting 3 (TP)
11/02 - Sporting 5 - Sp. Braga 0
15/02 - Young Boys 1 - Sporting 3
19/02 - Moreirense 0 - Sporting 2
22/02 - Sporting 1 - Young Boys 1
25/02 - Rio Ave 2 - Sporting 2
29/02 - Sporting 2 - Benfica 1 (TP)
03/03 - Sporting 3 - Farense 2
06/03 - Sporting - Atalanta (LE)
10/03 - Arouca - Sporting
14/03 - Atalanta - Sporting (LE)
17/03 - Sporting - Boavista
Até cansa olhar para um calendário assim.
Calendário partilhado pelo Benfica, que acabou de se "suicidar" no Porto, muito por culpa do adversário mas também devido ao desgaste causado pelo dérbi três dias antes em Alvalade a que o técnico alemão não conseguiu obviar.
Também em Itália o desgaste se faz sentir. A Atalanta vem de um empate (Milan) e duas derrotas (Inter e Bologna) para a Liga, desceu para o 6.º lugar. Seguem-se Juventus (2.ª) e Fiorentina (8.º).
Não existiria melhor momento para enfrentar a Atalanta se não estivéssemos ainda mais "carregados" fisicamente do que eles e com uma deslocação tremendamente difícil a Arouca no próximo domingo em que não podemos perder pontos. Já eles até podem em Itália, pois não têm como objectivo ganhar a Liga.
Enquanto uns regressam de lesão e procuram ritmo, como St. Juste, Fresneda, Paulinho e Trincão, outros ainda sofrem de "jet lag" pelos compromissos das selecções (Morita, Catamo e Diomande). Vem aí o Ramadão (Diomande) e a fadiga começa a ditar leis (Adán, Inácio e Pedro Gonçalves).
Tempo para as segundas linhas do plantel menos desgastadas fisicamente se chegarem à frente, como Esgaio, que fez um belo jogo contra o Farense, assistindo para dois golos. Neto, Matheus Reis e Nuno Santos são outros exemplos, hoje fazem asneiras, amanhã têm de esquecer isso para jogar bem e ajudar a equipa a ganhar.
Que equipa para amanhã? E que equipa para Arouca?
Para amanhã, pensando no onze de domingo e na segunda parte do jogo de Alvalade, a seguinte:
Israel; Diomande, Coates e Matheus Reis; Catamo, Hjulmand, Morita e Nuno Santos; Edwards, Gyokeres e Trincão.
Este onze permite jogar com inteligência, minimizando o desgaste, dando pouco espaço aos contra-ataques italianos e explorando as combinações do lado direito por Catamo e Edwards.
E eu lá estarei, para Alvalade as gameboxes estão carregadas e para Arouca os bilhetes estão já reservados, para apoiar a equipa e acreditando que serão duas vitórias determinantes para o resto da época.. SL