Campeo4 nacional, 30/34
Mais uma jornada, mais uma vitória esmadora do Sporting e mais do mesmo nos outros três jogos.
Para os pândegos da Sport TV o jogo entre o Marceneiro Conceição e o Marques Amorim será decisivo, tão decisivo que na foto os Conceições devem estar de salto alto, Amorim e Pedro Gonçalves descalços, só assim compreendemos a diferença de alturas.
Aquilo que se decidirá no Porto é se depois do jogo o Sporting continua com mais 18 pontos que o clube de Villas-Boas, se amplia para 21 pontos ou se o FC Porto consegue ficar "apenas" a 15 pontos do Sporting.
Estes foram os resultados, Braga e FC Porto a venceram pela diferença mínima, sendo que o clube da cidade presidida por Rui Moreira precisou de umas ajudas, tudo se resolveu e continua em quarto lugar empatado com o terceiro.
Na capital do Algarve mais uma noite quente, os adeptos do Benfica descontentes, sabem que só venceram o jogo graças à arbitragem e até para eles o que é demais parece mal, querem que a equipa jogue à bola mas com matrecos como António Silva, como Bah, como João Neves, enfim, teria dos nomear quase todos, não é fácil. A equipa do Benfica parece um grupo de conhecidos que se juntou para fazer um jogo solteiros contra casados, parecem mais interessados no petisco a seguir ao jogo do que em suarem a camisola quando estão no campo.
O jogo entre o Sporting e o Vitória SC foi um hino ao futebol bem jogado e bem arbitrado.
Não vou falar em futebol vertical, coisa que não existe, a única coisa vertical no futebol são os postes das balizas e os das bandeirolas de canto. Um passe vertical nunca seria um passe para a frente seria um passe para cima, um "charuto", no estádio do Sporting esse tipo de passes são, potencialmente, perigosos, podem atingir algum avião.
Mas vou falar em futebol bem jogado, em futebol com passes, com desmarcações, com paciência, a tal circulação de bola, com arranques com a bola controlada, com a ocupação perfeita dos espaços, a inteligência de um jogador de futebol vê-se quando ele não tem a bola, o que está a fazer? De que modo está a contribuir para o colectivo? Este Sporting tem isso tudo, a classificação e a diferença entre golos marcados e sofridos mostram bem a superioridade do clube de Alvalade neste campeonato.