Em futebol, a este nível, o valor das equipas conta, obviamente, mas mais importante é o valor relativo dos países e federações. Portugal pesa zero, ou pouco mais que isso, nesse campeonato. Assim sendo, num jogo daqueles que sai uma vez na vida, até é possível o Sporting ganhar ao R. Madrid ou a outro qualquer clube, mas o DWT*que os tubarões da Europa arrastam, não está ao alcance dos clubes portugueses, em regra. De modo que só por milagre, neste grupo em que está inserido, o Sporting seguirá em frente nesta competição. Mas às vezes há coisas...
tendo em conta o que o Sporting fez com o RM (foi a unica equipa a dominar o RM completamente nos ultimos 10 jogos), era para termos esperança.
Mas depois...
O Bayern perde (e bem, apesar de tudo) frente ao Atletico. O Bayern perdeu boas oportunidades, mas o Atletico foi mais agressivo e teve também boas oportunidades. Teve raça e ganhou. E...tem o "peso específico" mais elevado que qualquer equipa portuguesa, até porque o futebol português (selecção, clubes na Europa e Liga portuguesa) não tem a influência que o Espanhol tem.
Não me parece que qualquer equipa, Sporting incluído, consiga jogar contra os alemães como o Atletico de Madrido fez ontem. Com descaramento. Com garra. Isto porque jogar contra os maquinais alemães é diferente de jogar contra os super talentosos do RM.
E acima de tudo isto:
o Borussia de Dortmund, sem ter dominado o RM como o Sporting o fez (e a jogar em casa, na Alemanha!), disparou perto de dezena e meia de vezes contra a "porteria" de Keylor Navas. E desses disparos resultaram 9 defesas do Keylor. 9 defesas in-extremis.
A menos que algo mude, mesmo a equipa talentosa que temos, carregada de grande valores a nível europeu, não tem hipótese de bater o BD nem lá nem cá. Por dois motivos: - capacidade de disparo insuficiente, comparativamente aos alemães - velocidade de jogo muito abaixo dos alemães. Aubameying é mais rápido do que Bolt nos primeiros 30 metros. E o BD tem dois tipos de condução em alta velocidade: via jogadores rapidos a levar a bola, e na capacidade de passe a alta velocidade.
Muito me custa dizer isto, mas não há equipa portuguesa (hoje em dia; há décadas atrás o FCP de Inácio e Madjer seriam capazes de se bater bem) capaz de vergar este tipo de jogo, nem mesmo o nosso Sporting. Desculpem lá esta franqueza...mas o BD deixou-me muito impressionado no jogo contra o RM.
Comungo dessa opinião. Obviamente que a obrigação é olhar de frente todos os adversários, mas convém sempre ter os pés assentes na terra e ser realista. Quando foi conhecido o grupo, o nosso lugar estaria reservado e seria o terceiro. Não me parece que consigamos ir além disso. E comungo ainda da opinião de que o BD é mais equipa que o RM, aquilo do trinco para a frente é uma máquina infernal; O segredo estará em usar os alas e chegar à defesa deles, que me parece o sector menos forte. A ver vamos.
Caro Edmundo. O R Madrid, por ele até passava e numa noite boa não era nem é impossível ganhar-. O pior é o nunca por demais idolatrado aurélio Ronaldo que não vos perdoa uma.