Cá na "rulote": Dos "esqueletos" aos "anormais", revisitando a "escumalha"
De acordo com o Correio da Manhã, um membro do Conselho Estratégico de Comunicação do Sporting recorreu às redes sociais durante o jogo do passado Domingo para chamar "anormais" aos adeptos que se manifestaram contra a direcção no exterior do Estádio.
Ricardo Agostinho integra, em representação de uma agência de comunicação (Gravity) o Conselho Estratégico de Comunicação do Sporting, liderado por Frederico Varandas e Salgado Zenha. A direcção "Unir o Sporting"...
Este... cavalheiro... não é, obviamente, um personagem importante no filme "noir" desta época do Sporting Clube de Portugal - já uma das piores da sua História (antes de irmos à Luz e ao Dragão). Antes pelo contrário. Mas, às vezes, são as personagens básicas e incontinentes que mais revelam. Às vezes, o mordomo é o assassino.
Se isto é o que este... cavalheiro... publica nas redes sociais, só podemos imaginar os modos e linguajar fora dela.
Aqui, pelo menos, a direcção funciona em uníssono: Zenha diz que o clube era uma "rulote" antes de ele chegar com os seus métodos de gestão do século XXI; Varandas fez descer a novos e perigosos níveis a guerra verbal com os contestatários da sua direcção - ora "esqueletos", ora "escumalha".
Bem conheço os termos cavernosos cunhados pelo seu antecessor (muito aquém de "escumalha", convenhamos). Bem sei que Varandas e a direcção são insultados de tudo. Mas que presidente desde João Rocha não recebeu tais "mimos"? Sobretudo, aqueles que insultam representam-se apenas a si próprios e/ou o grupo (de adeptos?) a que pertencem. Não representam o Sporting Clube de Portugal.
Quem representa o Sporting Clube de Portugal tem, em todos os momentos, de ser digno da História de um clube com elevação, que sempre foi o melhor que o desporto português tem, em termos de atletas e de valores. "Anormais"? É esta linguagem e esta forma de lidar com adversários e adversidades que estamos a ensinar aos nossos jovens atletas?
Ter representantes do Sporting Clube de Portugal a insultar sportinguistas é algo de inconcebível para mim. Além de ser indigno do clube é pura e simplesmente incendiário e apenas agrava o conflito.
Não deixa de ser curioso que quem se arvora de sentimentos de superioridade ("escumalha...") em relação a sportinguistas que não se revêem nos métodos e resultados da sua direcção desça a níveis que o mais humilde dos sportinguistas não desceria.
A par da absoluta impreparação e inaptidão para gerir um Clube da dimensão do Sporting e de mobilizar a sua massa associativa (TODA ela...) - que ficou a nu esta época - a incapacidade para lidar com a crítica e o baixo nível evidenciado em tantas ocasiões por esta direcção é mais uma razão para concluir que, antes que causem mais estragos (morais, reputacionais, financeiros), devem prosseguir a sua carreira profissional noutro lugar.