Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

És a nossa Fé!

Basta de paninhos quentes

Aqui, fiz questão de não responder a qualquer comentário (e até dei voz  a lampiões) porque entendi que sendo o post publicado escassos minutos após a copiosa derrota ante o eterno rival (justa e talvez até escassa, perante o futebol praticado por ambas as equipas) serviria para os comentadores carpirem as suas justas mágoas, a quente, revelando aquilo que é a essência do futebol: a emoção, os nervos à flor da pele, a irracionalidade até. Não voltarei lá atrás, o que foi publicado, publicado está.

O título desse post de ontem levantava uma questão que quem faz o favor de me ler certamente entendeu à primeira. O José da Xã foi ainda mais claro e colocou o "dedo na ferida": Não voltará a Alvalade com esta miséria!

Não há desculpas. Com tempo mais que suficiente para preparar uma época, o nosso treinador, que acredito ainda não ter percebido onde está, anda ainda aos apalpões à procura de ninguém sabe bem o quê. O Pedro Correia já fez bem em lembrar que por menos Peseiro foi despedido por Frederico Varandas, o homem que por ora ocupa o lugar de presidente do Sporting. Eu faço questão de lembrar que Frederico Varandas não teve a maioria dos votantes do seu lado, ainda que tivesse a maioria dos votos (haverei de pugnar aqui pela causa de um sócio/um voto até que a voz me doa) e a sua posição está, como a de qualquer presidente, refém dos resultados no futebol, independentemente da legitimidade da sua eleição.

Portanto caro presidente, se quer continuar a exercer o cargo para que foi eleito, deixe-se de merdas, de falinhas mansas (reveja o momento em que Vieira segreda qualquer coisa ao ouvido do presidente da federação e faz um gesto sintomático de "vamos encavá-los") e tenha-os no sítio!

O nosso adversário de ontem, e podemos dar a importância que quisermos ao torneio nos EUA que venceram, fez uma pré-época que deu aos seus sócios e adeptos a convicção de que dificilmente perderão o primeiro lugar no campeonato que se inicia no próximo fim-de-semana. Ganhássemos nós a porra dum troféu na América e o foguetório que não haveria por aqui...

Já nós, fizemos uma pré-época miserável. Não encontro outro adjectivo para qualificar as derrotas e empates com conjuntos de rapazes bem humorados que defrontámos, apesar de termos jogado e empatado com o campeão europeu, o Liverpool, aqui p'ra nós com uma sorte daquelas...

Com todas as letras, presidente: Ou ganha e continua, ou não ganha e sai! E este ganha começa no próximo domingo. Não é Keizer quem estará no banco, no banco estará simbolicamente o presidente que o sustenta e uma derrota ou um empate nos Barreiros é responsabilidade do presidente! Consoante o que der o resultado, tome a decisão que deverá tomar.

Como se diz na minha terra, não há cá renhonhós!

4 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Jorge Santos 06.08.2019

    Então vamos lá ver os factos que enumera:
    1- Estranho a comparação. Mas não vou recuar muito no tempo, senão ainda chegamos a comparar com o de há quase 20 anos quando fomos campeões! Relativamente à época passada, até à data, "apenas" perdemos Gudelj, que era mal amado por 90% dos Sportinguistas - não tarda estarão com saudades dele - logo, não podemos estar mais fracos!?
    2- A última escolha de Bruno de Carvalho foi Sinisa Mihajlovic, por isso, seria uma escolha idêntica. A não ser que a sua escolha fosse José Peseiro. Presumo que não, senão teria logo referido que não o teria despedido.
    3- O Presidente a si, não o motiva. A mim, dá-me uma imagem de sensatez e confiança no caminho que quer seguir. Tem o estilo dele, calmo e low-profile. É o que é, e não é o estilo que certifica o grau de competência seja de quem for. Relativamente à parte da comunicação, posso concordar consigo e reconhecer que em alguns momentos não foi feliz. No que diz respeito ao site, já aqui o escrevi, acho-o péssimo desde sempre, por várias razões! No entanto, permita-me que lhe diga: para conhecer (conforme escreveu) o plantel de juniores (ou qualquer outro escalão) não é no site, é a vê-los jogar. No site, apenas fica a saber os nomes e posição que (supostamente) ocupam.
    4 - A formação (talvez) não esteja no patamar a que nos habituou, no entanto, a ser verdade, a culpa não é de quem está. É sim, de quem esteve! Quem não continuou a cuidar e a investir em pessoas e meios, como é obrigatório fazer em permanência nesta área (muito) específica! O caminho escolhido foi outro. O problema maior, é que estamos a falar de uma vertente, que demora o seu tempo a pôr a funcionar em velocidade de cruzeiro e a obter resultados. Basta olhar para o nosso rival para perceber isto. À meia dúzia de anos, o Sporting era o clube que mais jogadores "dava" às Selecções Nacionais e o Benfica quase não tinha. Mais, para além dos que jogavam no Sporting, ainda apareciam mais alguns que tinham sido formados por nós! Actualmente, a realidade é diametralmente oposta e o que se vê, é a predominância do Benfica e o Sporting com pouca representatividade.
    Para completar o que digo, olhemos só para os seniores. Nessa altura, o Sporting apresentava regularmente no seu 11 inicial, entre 6 a 8 portugueses, enquanto o Benfica tinha 1 ou 2 no máximo. O que vai acontecer esta época? Exactamente o contrário! O Benfica vai apresentar na grande maioria das vezes, 6 titulares portugueses (André Almeida, Ferro, Rúben Dias, Florentino, Pizzi e Rafa) e o Sporting, se sair Bruno Fernandes, provavelmente apresentará quase sempre 10 estrangeiros(!!), porque estou a pôr a possibilidade de o Thierry Correia se poder afirmar. Fantástico!!
    Depois leio aqui várias pessoas a escrever que não há jogadores do Sporting na Selecção, porque há lobbys das mais diversas origens, que o João Felix isto e aquilo, que o Fernando Santos cede a pressões (só mesmo que não conhece o Mister), etc., etc.
    Querem que do Sporting vá quem?? O Renan, o Eduardo ou o Raphinha?? É que todos os outros também já não podem ser convocados porque já são internacionais pelos países onde nasceram.

    Por muito que nos custe, o trabalho demora tempo a ser feito e teremos que saber esperar. Não nos resta outra solução.
  • Imagem de perfil

    Edmundo Gonçalves 06.08.2019

    O problema é que não há tempo. Nestas coisas da alta competição o futuro é para ontem. Há que fazer escolhas e defende-las. Se a escolha for esperar, não se promete e não se pede mais nada que tempo.
  • Sem imagem de perfil

    Jorge Santos 07.08.2019

    Caro Edmundo, entendo o cepticismo da maioria dos Sportinguistas relativamente à presente época e concordo que os últimos tempos (incluindo o final da época passada) não têm sido brilhantes. Mas o meu Caro também haverá de concordar, que o Clube decidiu trocar esse brilhantismo pelo pragmatismo e que até nem se deu mal com isso, pois venceu as duas Taças.
    Foi brilhante e convincente? Não, muito longe disso, reconheço. Com sorte? Claro que sim, mas ela faz parte do jogo. Não podemos lamentar quando ela protege os nossos adversários (como ainda agora aconteceu na 1ª parte da Supertaça) e desvalorizar as vitórias em que ela nos sorri! Faz parte do jogo.
    E queremos ganhar, não queremos? Então, não se pode reclamar de tudo. Então, mas não podemos reclamar que o Sporting tem que apresentar mais qualidade no seu jogo, que se pretende que seja mais dominador e mais "mandão"? Claro que sim, é legítimo que assim seja! E também acho que Marcel Keizer esta época tem a obrigação de fazer com que a equipa jogue bem. Já tem praticamente um ano de trabalho com este plantel. Posso muito bem estar errado, admito que sim, mas como continuo a pensar que ele é bom treinador, quero que continue. E acho que o vai demonstrar já no próximo jogo.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    { Blog fundado em 2012. }

    Siga o blog por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

     

    Arquivo

    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2019
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2018
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2017
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2016
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2015
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2014
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2013
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2012
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2011
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D