As aquisições de Frederico Varandas
Em tempos tinha feito aqui um balanço das aquisições ou empréstimos do tempo de Frederico Varandas. Venho actualizar essa avaliação, conhecendo agora mais sobre o valor desportivo e financeiro dos mesmos. Na lista mais ou menos cronológica assinalei com (A) aqueles que vieram com Rúben Amorim.
Excelentes:
- Matheus Nunes
- Pedro Gonçalves (A)
- Nuno Santos (A)
- Porro (A)
- Ugarte (A)
- Sarabia (A)
- Edwards (A)
- Fatawu (A)
- Diomande (A)
Boas:
- Adán (A)
- Feddal (A)
- Matheus Reis (A)
- Paulinho (A)
- Morita (A)
- Trincão (A)
- Tanlongo (A)
Razoáveis:
- Neto
- Luiz Phellype
- Plata
- João Pereira (A)
- Antunes (A)
- Esgaio (A)
- André Paulo (A)
- João Virgínia (A)
- Tabata (A)
- Slimani (A)
- St.Juste (A)
- Marsà (A)
- Arthur Gomes (A)
- Diogo Abreu (A)
- Gonçalo Esteves (A)
- Marco Cruz (A)
- Alcantar (A)
- Israel (A)
- Bellerin (A)
Falhadas:
- Doumbia
- Vietto
- Rosier
- Sporar
- Borja
- Bolasie
- Rochinha (A)
- Sotiris (A)
Fiascos totais:
- Ilori
- Camacho
- Eduardo
- Fernando
- Jesé
- Vinagre (A)
Obviamente que poderão discordar da classificação dum ou doutro, mas o que me interessa é analisar o conjunto.
Foram 49 jogadores para 5 épocas, uma média pouco superior a 9 jogadores novos por temporada. Note-se que, ao contrário do que acontecia no tempo de Bruno de Carvalho, não existem nas equipas B e sub23 jogadores contratados ou emprestados especificamente para essas equipas sem perspectivas de chegar à equipa principal. Todos estão ali em regime de teste para eventual chegada à equipa A.
Então, desses jogadores, considero nove excelentes contratações, cerca de 20% do total e 16 excelentes/boas, cerca de 30% do total. Todos menos um vieram com Rúben Amorim, a excepção é Matheus Nunes.
Quem são e de onde vieram esses 16?
Portugueses - 5
Espanhóis - 3
Africanos - 3
Argentinos / Uruguaios - 2
Brasileiros - 1
Japoneses - 1
Ingleses - 1
Quantos desses vieram ou andaram na 1.ª Liga Portuguesa ou em Ligas secundárias portuguesas? A grande maioria, 10 em 16.
Alguns repetem que com Varandas, Viana e Amorim o recrutamento é uma vergonha e o "scouting" não existe, no tempo do Bruno é que havia competência e se compravam Slimanis por meia dúzia de euros. Do que me recordo dos cinco anos dele e Inácio/Jorge Jesus, os números são bem diferentes, à volta de 100 jogadores contratados/emprestados para as equipas A e B. Desses, quantos podemos considerar contratações excelentes? Coates, Slimani, Acuña, Bas Dost e Bruno Fernandes. Não recordo mais nenhum. Mathieu tinha problemas físicos recorrentes, como tem St.Juste. Do Brian Ruiz vimos 80 numa época e 8 na época seguinte. Teo Gutiérrez foi passar férias à Colômbia em pleno campeonato. Algum mais de que não me recorde?
Por último, curiosamente ou talvez não, nos fiascos totais encontramos três jogadores que passaram pela formação de Alcochete, forçosamente velhos conhecidos de Varandas e Viana. Não foi preciso scouting nenhum para chegar até eles. Isso não justifica os erros cometidos mas explica alguma coisa. Se calhar, e no que às contratações diz respeito, ser Sportinguista e/ou ter passado por Alcochete não garante coisa nenhuma.
SL