Aposta na formação
O Sporting renovou ontem contrato com quatro dos jovens da equipa B mais "made in Alcochete", numa demonstração clara que o rumo traçado por Frederico Varandas é para mesmo para manter independentemente dos percalços da viagem.
Tenho aqui chamado a atenção para a transformação completa que sofreu a nossa equipa B duma época para a outra apesar de manter o mesmo treinador, toda uma geração que ganhou títulos em tempos mas não conseguiu evoluir foi à sua vida, e agora sim, temos ali matéria-prima de qualidade para a equipa A.
O onze mais valioso dessa equipa é o seguinte:
Diego Callai (18); Diogo Travassos (18), Marsà 20), Alcantar (19) e Nazinho 19); Renato Veiga (19), Dário Essugo (17), Diogo Abreu (19) e Mateus Fernandes (18); Rodrigo Ribeiro (17) e Afonso Moreira (17)
Chermitti (18) tem estado lesionado, e entre os restantes que estão a ser utilizados na B e na C (os sub23), esquecendo os escalões mais abaixo, ainda existem vários de grande qualidade.
Costumo dizer que em 2013 tivemos a nossa melhor equipa B de sempre, orientada por Dominguez/Oceano, com Arias, Dier, Ilori, João Mário, Bruma, Esgaio e outros, a lutar pelos lugares cimeiros da 2.ª Liga. Pois esta se calhar não fica atrás e tem ainda mais quantidade de qualidade.
Mas se formos à equipa A encontrar jogadores de idade semelhante temos ainda o Fatawu(18), Sotiris(20), Inácio(21) e Ugarte(21). E emprestados para crescer e muito provavelmente voltarem melhores do que foram temos ainda Gonçalo Esteves(18), Eduardo Quaresma(20) e Tiago Tomás (20).
Concluindo, o futuro do futebol do Sporting está a ser muito bem preparado, e Rúben Amorim tem tido um papel fundamental nesse aspecto. Muitas horas gastou a trabalhar estes e outros jovens nos treinos da equipa A.
Já quanto ao presente, pelas razões que tenho vindo a referir, não posso concordar e corremos o risco de queimar alguns destes na pressa de apagar incêndios causados pelas lesões/castigos/erros dos mais velhos e pela falta dos reforços que não vieram. Sotiris parece que já ficou chamuscado, Ugarte alguns já acham que é um cepo qualquer que por ali anda e que não faz esquecer Palhinha. Para esses, excelentes mesmo são aqueles que já saíram, mesmo que estejam a aquecer o banco dos clubes respectivos, como Luís Maximiano.
Aproveito para lembrar que mais logo pelas 19h vamos ter o Belenenses-Sporting B no estádio do Restelo. O tempo não convida nada a ir, a equipa entrará desfalcada dum ou doutro convocado para amanhã, e existe o clássico na TV pouco depois, mas vale a pena deitar o olho.
SL