Amanhã à noite em Alvalade
Começa já amanhã a campanha do Sporting na Champions deste ano com a recepção ao Lille, equipa francesa com valor TM um pouco inferior à do Sporting e actualmente em 8.º lugar na Liga Francesa após duas derrotas.
Mas isso amanhã pouco interessa, vamos ter com certeza uma equipa fisicamente forte e muito objectiva no ataque. A equipa do Sporting terá de estar no seu melhor para garantir a vitória.
Em Arouca começou o processo obrigatório de rotação de jogadores pelas posições. Debast, Matheus Reis, Nuno Santos e Bragança foram titulares, e assim Diomande, Morita e Catamo descansaram para amanhã.
Aquele que me parece ser o melhor onze do Sporting deste inicío de temporada entrará em campo amanhã:
Israel; Debast, Diomande e Inácio; Catamo, Morita, Hjulmand e Nuno Santos; Trincão, Gyokeres e Pedro Gonçalves.
Israel mostrou em Arouca maturidade e confiança.
Debast tem um perfil defensivo semelhante ao St. Juste, mas com uma qualidade de passe impressionante. Diomande é um Coates mais novo e soube aprender com ele os segredos da posição. Inácio junta qualidade de passe com bom jogo de cabeça e o melhor lugar dele é na esquerda. Hjulmand ainda anda a gasóleo, mas Morita está com uma classe impressionante.
Nas alas, Catamo e Nuno Santos dão garantias, e revendo na TV o jogo em Arouca o Nuno esteve melhor a centrar do que me pareceu no estádio.
Quanto ao tridente ofensivo, para além da categoria de cada um, existe uma dupla que combina muito bem: Pedro Gonçalves e Gyokeres, ambos com belas assistências para os golos do outro. Trincão... é Trincão, trabalhador, individualista, imprevisível.
No banco teremos jogadores que dão garantias, como Matheus Reis, Quenda, Maxi, Bragança e Edwards, ao lado dos menos rodados Callai, Fresneda e Harder. Se calhar Esgaio também.
Quem chama nomes a Edwards que reveja os jogos do Sporting na 1.ª metade da época passada. Ou os jogos dele na Liga Europa. Neste momento está com pouco ritmo, o que pode ser confundido com displicência. Tem muito mais a ver com falta de confiança, como aconteceu com Trincão nessa 1.ª metade.
Podem não jogar os dois ao mesmo tempo, mas são muito importantes para o Sporting.
Assim, tirando os lesionados Kovacevic, St. Juste, Quaresma e Nel, estarão lá todos os do plantel.
Depois existe a equipa B de João Pereira, que com Afonso Moreira a titular venceu o Caldas fora por 2-1.
Se isto não é "trabalhar no arame" não sei o que será.
Resta ter fé em que as lesões e os castigos poupem o Sporting, e que Rúben Amorim pelo caminho tire mais algum Quenda da cartola.
Vamos ter mais uma grande noite em Alvalade. Estádio cada vez mais bonito e mais cheio, equipa no seu melhor. Com todos os Sportinguistas presentes unidos no apoio à equipa, o Sporting vai vencer!!!
PS: "Que realidade é que um Sportinguista vê em Alvalade que não vê sem ir lá ver um jogo ?". Perguntava hoje um dos "machos alfa" da tasca do candidato dos 7%. É mesmo uma das perguntas mais idiotas formuladas no universo do Sporting que já tive ocasião de ler, bate mesmo qualquer das frases mais pindéricas do Bruno de Carvalho como aquela que lá permanece vandalizada na estátua, um atestado de burrice a todos aqueles Sportinguistas que fazem kms e kms quando podem e não podem para poderem estar presentes em Alvalade ou fora dele para ver jogar a equipa. E assim se percebe bem a ignorância daquela matilha que passa os jogos a achincalhar treinador e jogadores, a discutir ferozmente as decisões da arbitragem que beneficiaram o próprio clube e a qualidade dos adversários.
SL