Algumas das melhores frases do nosso jantar
"Até os bebemos!" (no momento de brindarmos com Vinho do Porto)
O cenário foi o do costume: o Café Império. tínhamos uma mesa grande só para nós num espaço reservado deste místico restaurante lisboeta onde o bife continua a ser de excelência.
Um plasma enorme posto à disposição dos clientes na sala principal exibia um programa que parecia interessar a meia dúzia de comensais ali abancados. Mas no reduto onde ontem nos reunimos para jantar o televisor permaneceu desligado: estávamos ali reunidos para conviver, não para espreitar noticiários ou telenovelas. Com um grande cachecol verde a servir-nos de emblema. Como bem demonstra a fotografia que imortalizou este evento.
O convívio prolongou-se por quatro horas: fomos os últimos a abandonar o estabelecimento. A confraternizar e gargalhar até à porta de saída, já entrara a madrugada de hoje. Uso a primeira pessoa do plural para me referir aos que marcaram presença: a Alda Telles, o João Caetano Dias, o José da Xã, o José Navarro de Andrade, o Luciano Amaral, o Luís de Aguiar Fernandes, a Marta Spínola e o Tiago Cabral. Além de mim, auto-encarregado de escrever e assinar a presente acta após o brinde final, com cálices de Vinho do Porto.
Nada mais apropriado para a ocasião, a horas de mais um clássico disputado a Norte - que antevemos como reedição dessa obra-prima que é Um Leão da Estrela, um dos mais populares filmes portugueses de todos os tempos.
Tomei nota de algumas das melhores frases proferidas antes, durante e depois do repasto. Ficam aqui reproduzidas com a devida vénia aos autores das ditas, entre os quais me incluo. E como homenagem a esse grande sportinguista - na tela e fora dela - que foi o actor António Silva. Como ele bem disse, "se é Leão, é um homem de bem". De outros não reza a história.
«Esta cerveja [Heineken] não está mal. Mas era melhor se fosse Super Bock. [Empregado: "Preferem Sagres?" Algumas vozes peremptórias: "Não!"].»
«No outro dia fui ao estádio da Luz... ao Media Markt.»
«Parece que eles conseguiram encher o estádio. Foi preciso haver greve de taxistas.»
«Se perdermos este campeonato foi apenas porque o Bryan Ruiz falhou dois golos. É mais poético dizer assim.»
«[Empregado: "Há pouco o Guimarães falhou um golo"] O Bryan Ruiz está a jogar por eles?»
«Há só uma coisa que me chateia em ser do Sporting: nós temos razão e ninguém concorda connosco.»
«Não vou ser do Sporting até morrer. Cinco minutos antes, digo que me tornei do Benfica. Para ter a certeza de que morreu mais um.»
«Eu amanhã vou ao Porto. Nem sei como é que me meti nisto.»
«Até os bebemos!» [Enquanto brindávamos com Vinho do Porto]