ADN Sporting - Muitos parabéns, prof. Rui Costa !
O nosso treinador de voleibol feminino, Rui Costa, foi eleito Treinador do Ano pela associação de treinadores da modalidade.
A nossa equipa de voleibol feminino, numa temporada muito complicada por diversas razões, não conseguiu o título nacional, o que para mim mais ainda valoriza o troféu alcançado.
Tenho um carinho muito especial por esta equipa. Tudo começou num dia em que vi passar umas atletas equipadas numa rua de Alvalade. Tenho acompanhado os jogos no João Rocha e fora dele, até dei um pulo a Viana do Castelo no ano passado para assistir a uma derrota merecida contra a "besta negra", o Leixões, e ver de perto como ficou a "abelha mestra" Aline Timm no final do encontro. Devastada. Este ano conseguimos ultrapassar o Leixões no play-off mas não tivemos mais forças para derrotar uma equipa folgada, com mais recursos e argumentos a quem tínhamos ganho a Taça, a AJM FC Porto.
A capitã Daniela Loureiro e a "super-mulher" Thais Bruzza são o melhor exemplo do que deve ser um atleta do Sporting: esforço, dedicação, devoção e garra sem igual, é mesmo até partir, oxalá muitos dos nossos homens atletas, especialmente os do voleibol masculino, tivessem metade da fibra delas.
O Rui Costa é aquela figura paternal que consegue extrair dum conjunto de jogadoras portuguesas do sul, do norte, brasileiras, até uma mexicana, com mais ou menos talento e mais ou menos adaptação ao clube e à cidade, tudo o que têm para dar. Num campeonato muito nivelado, com cinco ou seis equipas de valor muito semelhante a seguir a um AJM diferenciado, em muitos jogos foi mesmo na raça e na confiança das atletas no treinador que as vitórias aconteceram, em jogos decididos por 3-2, no último ponto. Até cansava ver esta equipa sofrer tanto para ganhar.
O Rui Costa é mais um dos grandes treinadores que temos nas modalidades, como o Nuno Dias no futsal, o Ricardo Costa no andebol e o Pedro Nuno Monteiro no basquetebol. Não posso dizer o mesmo de Alejandro Domínguez no hóquei e João Coelho no voleibol masculino, até porque acabaram de chegar.
Rui Costa, tal como Nuno Dias, está a tirar partido da continuidade no comando técnico e da estabilidade na gestão, condições essenciais ao sucesso. Chegar, ver e vencer acontece por acaso.
Muitos parabéns a ele, extensivas a todo o plantel e toda a estrutura. E desejos de mais e melhor, já agora com algumas flores diferenciadas adicionadas ao ramalhete.
SL