Adeptos / Claques /Notáveis
Tenho andado a matutar em algo que o, ainda, presidente Bruno de Carvalho disse a propósito do “violino” do nosso plantel: Rui Patrício.
Não sei bem quais as palavras correctas mas foi mais ou menos isto:
Confesso que fico com um grande dúvida. Essa zona, que se quer reservada, é de acesso geral ao comum do adepto?
Eu, ou qualquer um de nós – o adepto comum -, poderia estaria estar naquela hora naquele local?
Adeptos / Claques /Notáveis
Adeptos
Creio que foi a Zélia que aqui escreveu que as suas idas a Alvalade na infância, fruto da distância em que viva, eram sempre um acontecimento de festa. Comigo passava-se algo semelhante. No antigo Estádio, estive uma vez no antigo peão e depois foi sempre a superior sul o meu lugar nos jogos a que assisti. Num desses jogos, não me recordo qual, fiquei maravilhado com o espectáculo que antecedeu o jogo. Um espectáculo da “Juve Leo” de luz e som e onde, creio eu, pela primeira vez em Portugal se viu uma “bandeira” subir pela bancada. Nunca esquecerei. Eram manifestações genuínas de apoio.
Claques
Depois, confesso que não sou particular entendido no fenómeno, como um pouco com todas as claques dos nossos clubes em Portugal, terão sido tomadas por outros interesses que não esse apoio, genuíno, aos clubes a que deveriam estar ligadas, impondo a estes, muitas vezes, a sua vontade.
Assim se passou no nosso clube com o episódio Mourinho: estaremos eternamente gratos por não elas terem querido esta pessoa a treinar o nosso clube (efectivamente revelou-se um fiasco); e o que se passa agora.
O clube, ao contrário das palavras de Bruno de Carvalho que o Pedro Correia lembrou, o clube deixou de ser dos sócios. O clube é, infelizmente, das claques.
Notáveis
Outros “abutres” que esvoaçam o universo sportinguista é a corja daqueles que são classificados como notáveis.
Infelizmente esta classificação tem-se aplicado ao grupo errado. Aplica-se a um conjunto de pessoas que, aparentemente, tem interesses dúbios na vida do nosso clube, ou então aqueles que são assalariados da comunicação social para “vociferarem” sobre o clube.
Está errada esta classificação em meu entender. Notáveis serão sempre, no universo sportinguista, os atletas, ou ex atletas, de todas as modalidades. Claro que uns mais que outros, sendo que o que distingue uns e outros serão sempre os feitos que conseguiram em prol do clube.