O Benfica está pertissimo de vencer o campeonato. Neste momento está a seis pontos do Porto, na prática, sete. O Sporting se vencer o jogo de amanhã e se vencer o jogo com o Benfica por mais de dois golos de diferença fica a seis pontos do segundo lugar com doze pontos para disputar. Respondendo à tua pergunta, António, tudo é possível.
Tem a certeza que saem sem cheta? Ou trata-se de mais uma narrativa mentirosa para fazer crer que o LFV sai desta trapalhada sem se queimar? Eles têm eleições muito em breve.
Como no caso do covid, nem antes fizemos um milagre, nem agora Portugal é uma besta. E no caso do futebol do Sporting é igual, nem antes era sinal que ficávamos abaixo do 7º lugar, nem agora já temos tudo para ficar do 2º para cima.
Vamos ter calma, e deixar a equipa crescer. Como bem diz o Ruben Amorim, «Somos uma boa equipa, seremos uma grande equipa no futuro» Para isso, é continuar ter os pés no chão, calma no pensamento, consolidar o modelo de jogo e as suas dinâmicas, e principalmente, permitir que este jovem plantel ganhe naturalmente experiência e tarimba. Demasiadas pressas, podem fazer tudo voltar para trás.
Meu caro Este meu 'post' não é, de forma alguma, uma forma de colocar pressão na equipa. Todos nós sabemos os diversos condicionalismos da mesma e que muito bem enumera, nas palavras dos treinador. Porém se os deméritos das equipas adversárias permitirem que o Sporting atinja o segundo lugar na classificação, coisa impensável faz muito pouco tempo, acredito que teria uma piada imensa!
Claro que as boas oportunidades são para aproveitar.
Porém tenho sempre receio de inusitadas ilusões, que acabam muitas da vezes em desilusões. E pior, alimentar pressas que depois levam a deixar cair estratégias mais estruturadas e pensadas para o futuro, algo que vejo no meu entender o Sporting finalmente a adoptar.
Ainda para mais quando sinto um certo desnorte nos rivais, o que se a concretizar e se nós soubermos organizamos e termos paciência, podemos colher bons frutos no futuro.
Carlos Estanislau Oliveira Marques Alves 30.06.2020
Olhando para o calendário do Benfica ... Benfica - Boavista (Boavista levou 5 do Porto, talvez aqui o Benfica consiga um desafogo?) Famalicão - Benfica (Famalicão se tiver em dia sim... será muito dificil!) Benfica - Guimarães (Na minha opinião se as duas jornadas anteriores tiverem corrido mal... esta corre quase de certeza mal) Aves - Benfica (É o melhor adversário que o Benfica podia ter na véspera de nos receber.. .vão mostrar que estão a recuperar e acredito que ganhem com vitória folgada!) Benfica - Sporting (Pode ser o jogo do tudo ou nada para ambos... se o Sporting conseguir superar as provas dificeis que tem (Porto, Gil e Setubal) e chegar aqui com condições para disputar o 2º lugar... acredito que será um final de temporada como há muito não viviamos.. com uma montanha russa de emoções!)
Isto tudo para dizer que se as estrelinhas se alinharem... é possível... mas dificil!
Acho que já estão é a sonhar demais. Mesmo ganhando os jogos todos que faltam, o que já era extraordinário, incluindo vencer no Dragão e na Luz, aos lampiões bastam-lhe fazer 6 pontos, tarefa aparentemente fácil de cumprir contra o Boavista e Aves.
Graça claro que teria mas é coisa que, neste momento, não está só nas nossas mãos, pelo que, para já, não pode ser considerado um objectivo. Os nossos objetivos são construir uma equipa e vencer todos os jogos que faltam. Já não é nada pouco. Se o descalabro dos rivais continuar, pode ser que, alcançando os nossos objetivos, cheguemos por acréscimo ao segundo lugar e à Liga dos Campeões mas, quanto a mim, não é salutar neste momento alimentar expectativas que não dependem apenas do nosso desempenho.
A 18 pontos do 1º classificado,afastados pelo Alverca na Taça de Portugal,afastados antes da final four da taça da liga,eliminados por uma equipa desconhecida e sem valor na Liga Europa,chorem viuvas e brunistas. O SCP é nosso outra vez.