Academia de Alcochete
Esta é uma fotografia mais ou menos recente da Academia de Alcochete, imaginada e projectada por José Roquette, concluída e inaugurada em 2002 por Dias da Cunha, assaltada em 2018 na presidência de Bruno de Carvalho, o que lhe custou a destituição.
Na altura da inauguração, com cerca de 250 mil metros quadrados, a Academia Sporting foi o primeiro complexo desportivo com esta envergadura e qualidade feito em Portugal e um dos mais modernos e melhor equipados da Europa, considerada por grandes personalidades do futebol mundial - como Luis Felipe Scolari e Alex Ferguson - como uma das melhores academias de futebol alguma vez vistas.
É o local de trabalho de todo o futebol leonino, ao serviço da preparação e dos estágios da equipa profissional e de todos os escalões de formação a partir dos 13 anos de idade, tendo como principal finalidade a formação de jovens jogadores, aptos a enveredarem por uma carreira no mundo cada vez mais competitivo do futebol profissional, permitindo à SAD do clube gerir o futuro do seu plantel profissional numa óptica de desenvolvimento sustentado. A Academia de Alcochete é complementada pelo Pólo Universitário, bem próximo de Alvalade, a primeira casa dos leõezinhos dos 6 aos 13 anos.
Em 2010, a Academia Sporting tornou-se a primeira na Europa a receber o certificado de qualidade ISO9001:2008, atribuído pela EIC (Empresa Internacional de Certificação e Reconhecimento do Modelo de Excelência, da European Foundation for Quality Management), um feito histórico assinalado numa cerimónia a 19 de Janeiro desse ano. Em Setembro de 2020, a Academia de Alcochete, "em homenagem àquele que se tornou o melhor jogador português de todos os tempos", adoptou o nome de Cristiano Ronaldo. A inaguração oficial será realizada "assim que as condições o permitam".
Uma das ideias fortes da campanha de Frederico Varandas foi a recuperação da formação do Sporting, tendo anunciado já como presidente um investimento de 12M€ em Alcochete e no Pólo, contemplando infraestruturas e recursos humanos, e recusando cenários mirambolantes de construção de uma nova academia mais perto de Alvalade. Mesmo considerando a conjuntura actual, conviria saber ao pormenor o que já foi feito e o que se pensa fazer ainda para tornar a Academia ainda melhor, ultrapassando de vez daquele cenário turvo e deprimente "das vacas e dos bois" e do "Seixal às portas de Lisboa" perspectivado pelo ex-presidente.
Já não posso precisar quando foi a última vez que fui à Academia de Alcochete, que fica ainda bem longe da vila, a 15km do centro na direcção de Pegões, ver um jogo da equipa B no funcional estádio Aurélio Pereira, mas foram muitas as vezes que lá fui, e estamos a falar de 55 minutos de carro e alguma paciência para lá chegar. Sempre valeu a pena o esforço, porque a Academia cheira bem, cheira a Sporting.
Mas a Academia de Alcochete de pouco vale sem recheio, matéria-prima de luxo para trabalhar. Neste momento metade do plantel A do Sporting que ocupa a liderança da 1.ªLiga e está muito bem colocado para aceder directamente à Champions, é constituído por jovens formados ou acabados de formar em Alcochete. Um grupo que vale já largas dezenas de milhões de euros e onde se destacam Nuno Mendes, Matheus Nunes, Jovane e Plata. Depois temos a renascida equipa B, a disputar a liderança do grupo respectivo, os sub-23 e os empréstimos a clubes da 1.ª Liga onde Rafael Camacho, Pedro Mendes e Pedro Marques estão a jogar (e alguns a marcar).
Quando olhamos para os rivais, o Benfica de Jorge Jesus entra em campo sem ninguém da formação: o Seixal serve agora apenas para angariar troféus e promover "merchandising", e alguns craques recusam já a renovação por falta de perspectivas de futuro. Quanto ao Porto, vendeu o que de melhor havia e destrói agora, com Sérgio Conceição, a moral daqueles que ainda lá estão: "não basta ser da formação, não basta ser bonito nas redes sociais..."
Concluindo: se graças ao golpe de génio que foi a aposta em Rúben Amorim temos uma janela de oportunidade incrível ao mais alto nível do futebol, essa janela igualmente existe na formação. Importa ser aproveitada de forma a recuperarmos o tempo perdido e pormos de novo a Academia de Alcochete no topo nacional e internacional.
#OndeVaiUmVãoTodos
SL