Acabem lá com as teorias da conspiração
Andam alguns adeptos do Sporting muito nervosos com as lesões. Uns tantos, infelizmente, embarcam nas teorias da conspiração espalhadas pelos nossos adversários e chegam a virar-se contra o treinador Rui Borges. Nem faltam sequer canalhas com insinuações torpes sobre as clínicas de Frederico Varandas.
Dirijo-me apenas àqueles que têm demonstrado insatisfação, mas de boa-fé. Para lhes dizer isto: ao contrário do que supõem, o Sporting está muito longe de ser o único dos chamados "três grandes" afectado por lesões. Os quadros que aqui trago comprovam isto. Foram ontem divulgados pela SIC, a quem deixo a devida vénia.
Fica claro que Sporting, Benfica e FC Porto se equivalem nesta matéria. Aliás à semelhança do que vem acontecendo com muitas equipas europeias, confrontadas com crescentes exigências do calendário desportivo - matéria cada vez mais polémica. São custos da alta competição induzidos por uma indústria que olha mais para o lucro do que para a integridade física dos profissionais do futebol. Esquecida de que os homens não são máquinas.
Vale a pena consultar os restantes quadros. Um deles enumera todos os jogadores do SLB que esta época já encostaram por lesões diversas.
No sábado passado, como é sabido, o lateral direito Bah viu-se forçado a parar devido a entorse do joelho esquerdo com rotura completa do ligamento cruzado anterior. Vai ficar imobilizado durante meses. Tal como o seu colega Manu Silva, médio recém-contratado ao V. Guimarães: contraiu a mesma lesão na mesma partida, contra o Moreirense.
Mas não foram só estes. Anteontem, contra o Mónaco para a Liga dos Campeões, outros dois encarnados viram-se forçados a rumar de emergência à enfermaria. Di María pára pelo menos um mês devido a lesão muscular na coxa esquerda, enquanto Aursnes contraiu uma entorse traumática do joelho esquerdo com estiramento capsular. Aguarda-o também longo tempo de imobilidade forçada.
Deixem-se portanto dessa lamúria: não suporto frases do género «isto só acontece ao Sporting». Simplesmente por não ser verdade.