A urgência está no imediato
Texto de Rui Silva
O desafio imediato passa por repensar o principio de só trazer reforços que possam ser solução de médio/longo prazo, com a obrigatoriedade de nos classificarmos nos dois primeiros lugares que garantem cerca de 20 milhões de prémio de presença na Liga dos Campeões.
Muitos dos pressupostos da pré-temporada sobre o plantel não se materializaram. Falta de evolução dos "BB" apontados à equipa principal e de jogadores como TT, Quaresma, Jovane, Vinagre e Virginia; recuperação prolongada de lesões e covid de Feddal, Porro e Pote; e baixas de forma acentuadas de Palhinha, Coates, Inácio.
Continuo a pensar que o médio-longo prazo está garantido com muitos dos miúdos de 16-18 anos, cuja evolução e integração nos "AA" urge repensar e acelerar, mas temos oito meses até ao início da próxima temporada.
A urgência está no imediato. É um facto que não há disponibilidade financeira, mas nos tempos que correm, com a diminuição brutal de receitas devido às restrições sanitárias, os empréstimos são cada vez mais a solução encontrada pelos clubes para suprir lacunas nos plantéis e colmatar dificuldades de tesouraria.
Seria mais que ajuizado garantir o empréstimo de um avançado com golo e um defesa central experiente por seis meses. No mercado encontram-se alternativas por valores razoáveis. Não serão certamente atletas de topo europeu, mas mais do que suficientes para o nosso campeonato. Exige-se que Viana e Zenha tenham a capacidade de identificar, negociar e criar a engenharia financeira necessária a garantir essas contratações de curto prazo.
Duas notas em relação a recentes rumores de mercado:
Edwards - Suponho que a ideia de Amorim é usá-lo num sistema de três avançados móveis, a exemplo do City, falhada que foi a adaptação de Jovane a essa posição. Pelos valores mencionados na imprensa, acho exagerado pagar cerca de 8 milhões por 50% do passe. Uma contratação a rever no Verão.
Palhinha - Só pode ser brincadeira de mau gosto a noticia que está no mercado e ainda por cima pela ridícula quantia de 30 milhões. É certo que atravessa um momento de menos fulgor, mas é um jogador fantástico e um dos melhores 6 da Europa.
Texto do leitor Rui Silva, publicado originalmente aqui.