A procissão ainda vai no adro
Rui Patrício ( é apenas um exemplo aleatório ), ganha por mês cem vezes mais do que eu!
Eu, que me tenho como um tipo que cumpre na perfeição a sua obrigação para com o patrão, fico extremamente incomodado quando algo me falha ao final do dia. Vezes há em que a coisa até aparece durante o sono, causando-me insónias bastante desagradáveis.
Pois eu acho que apesar de Rui Patrício ( é apenas um exemplo aleatório, repito ) ganhar por mês cem vezes mais do que eu e, ao contrário de mim, não deve ter muita preocupação com o aumento de impostos, ou dos combustíveis, também não deve ter dormido bem esta noite de sábado.
E Rui Patrício ( só porque é o capitão e mais uma vez de forma aleatória ) deve ter tido até pesadelos, tal o descalabro da prestação no jogo deste sábado. E digo isto sem qualquer sofisma! tenho a certeza absoluta que a paupérrima exibição no jogo deste sábado tirou o sono a grande parte dos jogadores. Esta é a convicção que tenho e que me leva a defender que esta derrota, mais que algumas vitórias, vai servir para fazer crescer estes rapazes como equipa!
Ontem, estou certo disso e tal nunca deverá acontecer, entrou-se em campo a pensar num outro jogo e num outro adversário, o da próxima quarta feira. Deste modo toda a qualidade do futebol demonstrado até ontem, esfumou-se e, numa imagem um pouco fácil, foi trespassada por uma espada vimaranense demasiado profissional, demasiado compenetrada, demasiado focada no jogo, para uma equipa que lá não estava!
Ontem não era necessário um Guimarães tão bom, para que a coisa não corresse bem, tal a apatia, a falta de garra, a falta de objectividade, a falta de crença.
Valerá a pena contudo indicar quem eventualmente terá sido o "Patrício" com mais pesadelos, e esse foi sem dúvida Maurício! Mas também o Silva da esquerda, e o Soares da direita (neste quarteto o menos mau foi o miúdo Oliveira); depois vêm todos os outros, mais ou menos ao mesmo (mau) nível.
Ontem, até podemos queixar-nos da arbitragem, mas está claro para mim que mesmo sem erros de arbitragem, o resultado não seria muito diferente.
Apenas um apontamento, este sim, dirigido a Rui Patrício, ou a quem o treina e aconselha: não é de hoje, não é exclusivo do Sporting, nem de Portugal: tenho alguma dificuldade em entender porque deixaram os guarda redes de sair a cruzamentos, mesmo os grandes guarda redes como o é Rui Patrício. Ontem poderia ser diferente se este pormenor fizesse parte do treino específico do nosso capitão. E acho que deve começar a fazer parte, sobretudo numa situação como a de agora, em que cada canto, cada livre, cada lance de bola parada que eventualmente vá parar dentro da área, é pouco menos que um penalti.
Quarta feira há mais! confio que os preciosos ensinamentos colhidos com esta derrota, os levarão a estar ao seu verdadeiro nível e a "vingar" o roubo de há quinze dias.
Ah! e para que conste, nada está perdido. Ainda agora a procissão vai no adro!