A melhor aquisição para a próxima época...
... seria alguém como o senhor que aparece acima, alguém como Roger Spry.
Foi Malcolm Allison, que já tinha trabalhado com o Radisic em Alvalade, que o escolheu para o ajudar em Setúbal a transformar um conjunto de pré-reformados numa equipa de futebol que conquistou o título da 2.ª Liga, com métodos revolucionários que incluiam pinturas de futebol americano na cara e bofetões nos treinos, foi Bobby Robson, aconselhado pelo Manuel Fernandes (que com Jordão e outros integrava essa equipa do Setúbal) que o escolheu para o ajudar em Alvalade e depois o levou para o FC Porto. Roger Spry continuou por outras paragens com grande sucesso e deixando sempre saudades por onde passava. Dizia ele: «Basicamente, ensinamos os jogadores a levar porrada e sorrir. O adversário fica a pensar: este gajo é maluco ou é o super-homem.»
Foi outro membro daquela que foi a melhor equipa técnica de sempre do Sporting, José Mourinho, que muito pôs em causa a figura do preparador físico numa equipa de futebol. Dizia ele que nunca viu um pianista preparar-se a correr à volta do piano e hoje em dia essa figura raramente existe destacada numa equipa técnica.
Ora para mim um dos grandes problemas do Sporting esta época foi exactamente o desempenho físico dos jogadores, com muitos sem condições para aguentar os 90 minutos ao mesmo ritmo, e alguns até a ficarem por meias partes. Isso obrigou em muitos jogos a substituições forçadas, e a finais de jogos penosos onde o apito do árbitro evitou males maiores.
Por isso a figura do preparador físico/mental como era Roger Spry deveria ser equacionada pela "troika" que manda no futebol. Rúben Amorim, também ele praticante de artes marciais, seria o primeiro a ganhar com a adição dum especialista como ele na sua equipa técnica.
Mas para isso é importante reflectir se a posição de preparador físico/mental (Roger Spry demonstrou bem a ligação entre os dois conceitos) deveria ser independente da posição de treinador na estrutura de futebol do clube. Eu acho que sim.
E deixo mais uma foto, com o Radisic do lado esquerdo e o Big Mal do lado direito. Que saudades, ai ai.
SL