A maior época desportiva desde...
Com a vitória de hoje do hóquei no Dragão Arena, e com o troféu entregue desta vez em bom estado, o Sporting conquistou o campeonato nacional da modalidade.
Se nos reportarmos ao futebol profissional, ao futebol feminino e às cinco modalidades masculinas mais representativas, no fundo aquelas modalidades que levam multidões aos estádios e aos pavilhões e que permitem julgar da força do clube como um todo, as conquistas da época foram as seguintes (se calhar ainda falta aqui qualquer coisa):
- Campeonato Nacional Futebol
- Taça da Liga de Futebol
- Campeonato Nacional de Futsal
- Taça da Liga de Futsal
- Campeonato Europeu de Futsal
- Campeonato Nacional de Basquetebol
- Taça de Portugal de Basquetebol
- Campeonato Nacional de Hóquei
- Campeonato Europeu de Hóquei
- Taça de Portugal de Voleibol
Vamos agora comparar o desempenho dos quatro principais clubes portugueses nestas setemodalidades com base nas posições relativas das respectivas ligas:
1. Futebol:
1. Sporting, 2. Porto, 3. Benfica, 4. Braga
2. Futebol Feminino:
1. Benfica, 2. Sporting, 3. Braga
3. Futsal:
1. Sporting, 2. Benfica, 3. Braga
4. Basquetebol:
1. Sporting, 2. Porto, 3. Benfica
5. Andebol:
1. Porto, 2. Sporting, 3. Benfica
6. Hóquei:
1. Sporting, 2. Porto, 3. Benfica
7. Voleibol:
1. Benfica, 2. Sporting
Vamos ignorar a força do futebol profissional no conjunto, vamos ignorar os orçamentos de cada um. Se atribuirmos 5 pontos ao 1º lugar, 3 ao 2º, 2 ao 3º, 1 ao 4º, 0 à falta de comparência, chegamos ao resultado seguinte:
1. Sporting : 29 pontos
2. Benfica : 21 pontos
3. Porto : 14 pontos
3. Braga : 5 pontos
Estes números traduzem bem a supremacia do Sporting esta época no panorama desportivo nacional. E demonstram que dois clubes nacionais têm o ecletismo que os seus sócios reclamam e espaços próprios para a formação. Demonstram haver dois clubes mais regionais com sucesso relativo.
Importa também dizer que o Sporting vive num combate desigual com dois clubes que dispõem de orçamentos bem superiores nas SADs e nas modalidades. E também, custa dizer, com um orçamento votado negativamente por culpa de quem, independentemente das dificuldades ditadas pela pandemia, ficou em casa e não foi defender o clube e as suas modalidades no lugar certo.
Fechada a época desportiva, ficou o Sporting com a enormissima responsabilidade de dar continuidade a estes números, assegurar os projectos ganhadores e transformar os restantes, tomar as decisões certas quanto a aquisições e dispensas, tentar aplicar em todas estas modalidades a fórmula Sporting: grande treinador, grande capitão, grande peso da formação, craques fidelizados.
Para já estamos todos de parabéns, sócios e direcção. Sabe bem ouvir dum amigo benfiquista "Vocês este ano ganham tudo, pá... Como é possível??". Custa-lhes muito perceber, é um facto. Habituem-se.
#OndeVaiUmVãoTodos
SL