A desin(formação), grande lata
A imagem é uma reprodução da p. 28 do Record de ontem.
Na última página o referido diário classificava como - LATA - a formação leonina, embora refira que a mesma é "um dos grandes e justificados motivos de orgulho do clube".
Os factos dizem-nos que os juvenis do Sporting correm o risco de não passarem à 2ª fase do campeonato nacional, mas o problema talvez não esteja no Sporting, nem na formação do Sporting mas sim na forma como está estruturado o campeonato nacional de juvenis onde as equipas são agrupadas em séries que têm como critério a "zona geográfica".
Na série D, onde estão o Sporting e o Benfica, por exemplo, está, também o Portalegrense que em 17 jogos marcou 9 golos e sofreu 133, leram bem, 133 golos, uma média de golos sofridos de 7.8.
Por falarmos em golos marcados e sofridos o Sporting lidera este ranking com 78 marcados e 6 sofridos; 72 positivos, seguido pelo Benfica, 76 marcados e 13 sofridos; 63 positivos, Real e Sacavenense empatados em terceiro com 27 golos positivos.
Tendo em consideração que o objectivo do jogo é o golo (marcar mais e sofrer menos) parece-me que os números que apresentei acima significam que algo está errado na forma como este campeonato é disputado.
Amanhã tudo ficará decidido, uma derrota ou empate do Real [Massamá] em Pina Manique frente ao Casa Pia (às 09H00) colocaria a equipa da linha de Sintra com 40 ou 41 pontos ao alcance do Sporting que poderá somar 42 se vencer o Atlético na Tapadinha (às 11H00), uma grande manhã de futebol em perspectiva, entre Monsanto e Alcântara que poderá acabar como desejamos, com a equipa de Telmo Costa no lugar onde merece estar, na 2ª fase.