Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

És a nossa Fé!

A comunicação do Sporting Clube de Portugal

A Comunicação é uma ferramenta essencial numa liderança. Segundo Peter Drucker, 60% dos problemas nas empresas são causados por uma  comunicação ineficaz.

O Sporting Clube de Portugal liderado por Frederico Varandas talvez seja uma demonstração cabal disto. Tudo começa pela personalidade do próprio que, segundo aquele especialista da área que o ajudou a ser presidente, Luis Paixão Martins, "não sabe e não quer aprender". 

Talvez isto explique a sucessão de directores de Comunicação, o último dos quais, Miguel Braga, saiu no final de Maio, ficando o vice-presidente e admnistrador da SAD André Bernardo a gerir também esta área. Agora com o contributo duma jornalista que ficou conhecida por uma pergunta deslocada e inconveniente a Rúben Amorim no rescaldo da derrota do Sporting-Chaves. Muito duvido que fizesse pergunta análoga no Dragão a Sérgio Conceição depois duma derrota do FC Porto, podia-lhe acontecer algum acidente à saída. Não seria a primeira.

Com o presidente a falar pouco e por vezes carregando demasiado nas palavras, com Hugo Viana remetido ao voto de silêncio, com um Miguel Braga com intervenções cinzentas e falhas de oportunidade, muitas vezes Rúben Amorim teve de levar também este barco, falando ao seu jeito, que nem todos entendem, sobre o que devia e o que não devia.

 

Mas se as pessoas são como são e não vão mudar, a chatice é um conjunto de situações que tem ocorrido, algumas das quais roçam o absurdo:

1. A bufaria das AGs da SAD - Através dos candidatos derrotados nas últimas eleições, Ricardo Oliveira e Nuno Sousa, foi passada para as redes sociais informação sobre quanto efectivamente custou Paulinho, dos 13M€ mais trocos (que o nosso leitor Salgas bem explicou num comentário aqui no blogue), foi bufada uma verba de 23 milhões que teria sido confirmada por Salgado Zenha. A verdade é que a suposta aldrabice foi olimpicamente ignorada pela comunicação do Sporting. Felizmente os sócios e adeptos do Sporting que frequentam o estádio chutaram o tema para canto e continuam a cantar a canção do Paulinho.

2. A "lista de Schindler" - Terá saído no Record recentemente uma lista de jogadores do Sporting com valores pretendidos de taxa de empréstimo e transferência, se calhar proveniente duma plataforma de gestão de efectivos comum aos grandes clubes. Também a saída dessa lista foi olimpicamente ignorada, como já tinha sido o resultado da auditoria de gestão logo a começar o primeiro mandato. Num momento de preparação da nova época, quando todo o sigilo é pouco, isto faz o mínimo sentido? Afinal Chermiti (não vi a lista) é aposta ou é para vender por 10, 15 ou 20 milhões? 

3. O penso no joelho - Logo depois de lermos na imprensa sobre alguns jogadores que anteciparam o regresso de férias para uma semana de trabalho no ginásio em Alcochete de forma a entrar na época da melhor forma, deparamos com uma imagem de St.Juste a chegar a Alcochete a coxear e com um penso no joelho. Intervenção programada, caiu do escadote, foi no golfe? Mais uma vez, explicações zero. 

4. O "caixeiro viajante" - O presidente do Sporting Clube de Portugal não pode ir a Inglaterra fechar um negócio e vir sem o jogador no bolso, furtando-se, incomodado, no aeroporto às perguntas dos jornalistas. Caberia à Comunicação do Sporting ajudar a resolver o problema da melhor forma. 

5. A "puta da gala" - Se já existe o jantar Stromp onde são agraciadas anualmente personalidades e atletas de relevo na época Sporting, porque não transformar esse evento numa gala digna do clube na data certa para o efeito e no melhor local para ser feita, o magnífico pavilhão João Rocha? Com certeza estaria anualmente cheio, seria um enorme prazer estar perto dos atletas mais relevantes. Um evento que aproximaria toda a nação Sporting, um momento de "unir o Sporting".

 

Nem todos os sócios e adeptos consomem o jornalismo desportivo e bem menos ainda participam nas redes sociais, mas é um facto que a situação atrás descrita contamina os blogues afectos ao clube, enquanto os rivais andam entusiamados com aquilo pouco ou muito que vai chegando e que se lixe o preço, quanto mais caro melhor, nós (com a prestimosa ajuda do "exército do nojo" que por aqui passa a soldo de algum dos rivais) andamos a discutir o preço do Paulinho, as lesões do St.Juste, se o Gyokeres podia vir por metade ou se o Arthur deu lucro ou prejuízo.

Felizmente há coisas muito bem feitas também, como na Sporting TV o programa ADN de Leão, como os Insides Sporting, mas a comunicação do clube tem de levar uma volta para melhor, sem entrar nos métodos mais rasteiros e alguns até criminosos dos rivais, muito mais assertiva, muito mais protectora do treinador e da estrutura do futebol e muito mais defensora da imagem e dos interesses do Sporting Clube de Portugal. 

SL

44 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

{ Blogue fundado em 2012. }

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

 

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D