A bola a rolar... o Sporting a ganhar... e a união a chegar !
Por muito que comunicar seja importante e que qualquer presidente ou direcção dum clube desportivo de topo tenha de ter isso em conta, as vitórias e os títulos das suas equipas são o cimento e a coesão desse mesmo clube.
O Sporting é um clube com história, um clube eclético, uma mística onde o pavilhão e as modalidades são muito importantes, mas a sua saúde financeira está indexada directa ou indirectamente ao desempenho do futebol, e os grandes problemas e catástrofes acontecem... por causa do futebol.
E foi essencialmente por causa do futebol que o ex-presidente foi destituído, suspenso e expulso pouco tempo depois de ter sido reeleito com 90% dos votos (e se calhar esse score apenas foi possível pelo primeiro ano de Jorge Jesus à frente do futebol do clube), foi muito por causa do futebol que Frederico Varandas foi eleito, e foi muito pelo desempenho de Marcel Keizer e companhia que orçamento e expulsão passaram nas assembleias gerais com 70% de votos a favor.
E amanhã vamos ter o primeiro desafio oficial da nova época, com uma equipa em transformação, a apostar mais na formação e no desenvolvimento de competências do que na aquisição de futebolistas feitos. Dos 29 em estágio na Suíça, 14 são da formação, e nesses estão jovens ainda com idade de juvenil, uma grande mensagem para a Academia: vale a pena apostar no clube, vale a pena trabalhar, vale a pena dar o máximo que as oportunidades irão aparecer. Para que esses 14 lá pudessem estar, outros 9 ou 10 ficaram de fora, de Viviano a Alan Ruiz, muitos milhões investidos sem adequado retorno desportivo, o que não deixa de constituir uma aposta corajosa e arriscada de Varandas, tal como corajosa e arriscada foi a aposta em Keizer no momento que foi.
E o que vai ser a nova época? O Benfica parte em vantagem pelo título obtido, estabilidade de treinador e equipa, mas ficou sem dois "abre-latas", o Porto vai ter que substituir meia equipa, e o Braga mudou de comando técnico e ficou sem o "matador". Ou seja, poderia até ser uma época em que o Sporting se assumisse como forte candidato aos dois lugares da Champions e até ao título. Mas perdendo Bruno Fernandes, perde muita coisa, e nesse caso vai ser complicado justificar no campo esse estatuto.
Seja como for, o meu desejo, e de todos nós, é que o Sporting entre a ganhar na Supertaça, tenha uma época magnífica, o estádio cheio e os verdadeiros Sportinguistas, aqueles que colocam o clube sempre acima de quem conjunturalmente o representa, unidos no estádio a cantar "O Mundo sabe que" e a puxar pela equipa, ou a sofrer à distância.
União é mesmo isso. União tivemos no Jamor. União não são discursos e entrevistas, somos nós que a fazemos, com as equipas a ganhar, no estádio e no pavilhão, e são os presidentes que a fomentam... construindo equipas que lutem e ganhem e partilhando essas vitórias com os sócios e adeptos. E utilizando as derrotas para cerrar ainda mais os dentes, unir mais as fileiras e ganhar a seguir.
Pois venha de novo a bola a rolar, o Sporting a lutar e a vitória a chegar..
Parece que é já amanhã às 18h. Estou impaciente...
SL